SóProvas


ID
5408911
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A ketamina é um agente farmacológico, que induz a um estado anestésico. Sobre suas características e efeitos, analise e julgue:


I – O estado anestésico induzido, assemelha-se à catalepsia, aonde o paciente parece está acordado, mas não–comunicativo.

II - Seu efeito clínico é resultante da dissociação entre o sistema límbido e a porção neocortical do tálamo, rompendo a capacidade cerebral de interpretar estímulos visuais, auditivos e dolorosos.

III – É segura para a musculatura cardíaca, pois não apresenta efeitos sobre ela.

Alternativas
Comentários
    • A ketamina ou cetamina, também conhecida como Special K, é um anestésico geral utilizado em procedimentos cirúrgicos, entretanto é usada por algumas pessoas como uma droga recreativa, devido aos efeitos alucinógenos que ela causa, proporcionando ao usuário a sensação de estar fora do seu corpo.
    • A droga pode ser inalada, aplicada por meio de injeção ou fumada.
    • Parece deprimir selectivamente a função normal de associação do córtex e tálamo, aumentando a actividade do sistema límbico e produzindo um efeito analgésico e amnésico.
    • Essa substância causa uma série de danos à saúde, além de deixar seus usuários mais vulneráveis a perigos, devido aos apagões que ela causa. Por conta de seu efeito, a ketamina é uma das drogas utilizadas no “Boa noite, Cinderela”, coquetel manipulado por criminosos para roubar ou estuprar suas vítimas.
    • Além do apagão, a droga também pode dificultar a mobilidade do usuário, causar taquicardia e pressão alta, náusea, vômito, torpor, depressão, amnésia, alucinações e problemas respiratórios potencialmente fatais.