SóProvas


ID
5410228
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O uso da amostragem em auditoria tem como objetivo proporcionar uma base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, a amostragem de auditoria pode ser considerada como o(a)

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 530 - Gabarito letra A

    Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.

    B) População

    C) Anomalia

    D) Distorção tolerável

    E) Estratificação

    Q304031. Em auditoria, quando a população é muito grande, deve-se realizar a amostragem, que é a aplicação de procedimentos exclusivamente estatísticos na totalidade da população para a seleção de uma amostra representativa do estudo. Errado.

     Amostragem pode ser estatística (ou probabilística) OU Não estatística (subjetiva, julgamento profiss. auditor).

    Q346388. A aplicação do método da amostragem é, em geral, recomendada nos trabalhos de auditoria, exceto no caso de a população e a amostra serem muito pequenas, no de a população ser grande e suas características serem de difícil mensuração ou no de não haver necessidade de alta precisão. Errado.

    Há diversos erros na questão. Existem casos onde não se recomenda a utilização de amostragem, tais como:

    a) quando a população é considerada muito pequena e a sua amostra fica relativamente grande;

    b) quando as características da população são de fácil mensuração, mesmo que a população não seja pequena; e

    c) quando há necessidade de alta precisão recomenda-se fazer censo, que nada mais é do que o exame da totalidade da população.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Vejamos as alternativas:

    A) Aplicação de procedimentos de auditoria em menos de cem por cento dos itens de população relevantes para fins de auditoria.

    Certa. De acordo com a referida norma, a amostragem de auditoria "é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população". (grifo nosso.)

    B) Conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir.

    Errada. Segundo a norma, esta é a definição de população.

    C) Distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população.

    Errada. Segundo a norma, esta é a definição de anomalia.

    D) Valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.

    Errada. Segundo a norma, esta é a definição de distorção tolerável.

    E) Processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes.

    Errada. Segundo a norma, esta é a definição de estratificação.


    Gabarito do Professor: Letra A.