-
Nunca imaginei que um requisito poderia ser "excitante" (não formalmente falando)! Acredite! Veja lá: PRESSMAN, Sexta edição, página 128: São requisitos "que vão além das expectativas do cliente e mostram ser muito satisfatórias quando presentes."
-
I - Uma entrevista não estruturada deve "fluir" entre o entrevistado e o entrevistador e, para isso, as questões a serem feitas não se devem ser definidas previamente.
ERRADO. As questões devem ser definidas anteriormente, porém a forma com a qual essas questões serão estruturadas é que não é definida.
As questões podem ser abertas (subjetivas) ou fechadas (objetivas) e podem ser estruturadas em várias estruturas (Pirâmide, Funil e Diamante), ou em nenhuma estrutura como cita a questão.
II - A Implantação da Função de Qualidade (IFQ) é uma técnica que traduz as necessidades do cliente para requisitos técnicos de software, identificando três tipos de requisitos: normais, esperados e excitantes.
Sim, isso mesmo. (Requisitos Excitantes - Que excedem a expectativa do cliente )
III - Amostragem é o processo de seleção sistemática de elementos representativos de uma população, que permite revelar informações úteis acerca da população como um todo.
Correto também. Quando o universo da população é muito grande pode-se utilizar uma parcela dessa população para se representar o todo.
IV - Uma técnica importante no levantamento de requisitos é observar o comportamento e o ambiente do indivíduo tomador de decisões, já que muitas informações passam desapercebidas com a utilização de outras técnicas.
Observar o comportamento e o ambiente do indivíduo que toma decisões pode ser
uma forma bastante eficaz de levantar informações que, tipicamente, passam
desapercebidas usando outras técnicas.
Note que as pessoas tem um conhecimento tácito, algo inerente a elas que não pode ser facilmente formalizado em um documento.
-
Eu havia considerado a IV incorreta por causa do "tomador de decisão"
Etnografia para o sommerville:
Utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais. Um analista se insere no ambiente de trabalho onde o sistema será usado. Observa o trabalho do dia a dia e anota as tarefas reais nas quais os participantes estão envolvidos. O valor da etnografia está na ajuda que presta aos analistas para descobrir requisitos implícitos de sistemas que refletem os processos reais, e não os formais.
Ela é eficaz para descobrir dois tipos de requisitos:
1. derivados da maneira como as pessoas realmente trabalham
2. derivados da cooperação e do conhecimento das atividades de outras pessoas.
Não consigo enxergar o tomador de decisões neste contexto.
-
Entendo tomador de decisão como stakeholder nesta situação.
-
A Implantação da Função de Qualidade (IFQ) -Quality Function Deployment- traduz as necessidades do cliente para requisitos técnicos do software, maximizando a satisfação do cliente a partir do processo de engenharia de software com entendimento do que tem valor para o cliente e depois implanta-los por meio do processo de engenharia. A IFQ identifica três tipos de requisitos:
requisitos normais: refletem os objetivos para um produto durante as reuniões com o cliente. Se esses requisitos estiverem presentes, o cliente fica satisfeito;
requisitos esperados: implícitos e podem ser fundamentais; o cliente não se refere a eles explicitamente. Sua ausência seria insatisfação significativa (facilidade de interação homem/máquina, correção e confiabilidade operacional global e facilidade de instalação do software)- heuristicas de neuman sao referencia para cumprir os requisitos espeardos
requisitos instigantes:além das expectativas do cliente
-
Leonardo Marcelino Teixeira, acredito que o enunciado IV não está abordando especialmente sobre o "tomador de decisões", mas sim, sobre o comportamento e ambiente do mesmo, pois, dependendo do indivíduo que toma tais decisões, suas técnicas e vícios de linguagem, por exemplo, podem dificultar a compreensão do que realmente é necessário e importante para o sistema, durante a fase de levantamento de requisitos.