SóProvas


ID
5413201
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos de auditoria são um conjunto de técnicas executadas pelo auditor para colher evidências sobre o objeto auditado. Os procedimentos são definidos pelo auditor de acordo com as características do objeto ou transação.


Nos casos em que é preciso confirmar e examinar valores relativos a dinheiro em conta-corrente bancária e a despesa com folha de pagamento, os procedimentos de auditoria adotados são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Circularização consiste na confirmação do saldo com terceiros

    Inspeção de documentos se relaciona com a folha de pagamento por ser um procedimento interno

    GAB B

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • letra b

    11.2.6 – APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    11.2.6.1 – A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo.

    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm

  • Na prática, a confirmação externa (ou circularização) implica na obtenção de declaração formal e imparcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas para confirmar. Consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto.

  • A circularização é indicada para obter a confirmação de valores em conta corrente junto ao terceiro também detentor da informação (banco).

    O recálculo (conferência de cálculo) pode ser usado na folha de pagamento para confirmar retenções, descontos, hora extra, adicionais etc.

    A inspeção documental também pode ser utilizada para verificar os documentos de contratações, demissões, guias de pagamentos de FGTS, INSS etc.

    Está mais adequado a letra B.

    Entretanto, considero a letra A também correta, já que a revisão analítica (verificação por meio de índices e variáveis) poderia indicar uma variação percentual muito significativa na folha de pagamento em determinado mês ou um valor aberrante para um determinado funcionário, de modo a permitir identificar razoavelmente uma distorção.

    Por que a letra B é melhor? Porque a revisão analítica responde a seguinte questão: “Está razoável tal situação?”. Assim, a revisão analítica ajuda a levantar suspeitas, mas é menos persuasiva.

    Resposta: B

  • GAB. B

    Acredito que o termo "respectivamente" indica que a questão está interrogando sobre os verbos "confirmar" e "examinar", e não sobre as contas informadas (dinheiro em conta-corrente e despesa com folha de pagamento).

    Portanto, os procedimentos que contêm no seu conceito tais verbos, respectivamente, são a circularização (confirmar informações em fonte diversa da origem dos dados) e a inspeção (examinar registros, documentos e ativos tangíveis).

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos procedimentos de auditoria usualmente definidos pelo auditor.

    Analisando as situações propostas no enunciado, tem-se:

    1) Confirmar e examinar valores relativos a dinheiro em conta-corrente bancária.

    Para este caso pode ser utilizada a circularização (ou confirmação externa), que refere-se à verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente.

    2) Confirmar e examinar despesa com folha de pagamento.

    Para este caso pode ser utilizada a inspeção de documentos, pois é o procedimento que fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Ótimo comentário 06