SóProvas


ID
5413339
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

É correto afirmar que no COBIT 2019:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a ISACA, o COBIT 2019 foi atualizado para incluir (entre outros):

    Áreas de foco e fatores de design que dão mais clareza na criação de um sistema de governança para as necessidades de negócios

    O COBIT 2019 introduz conceitos de “área de foco” que descrevem tópicos e questões específicos de governança que podem ser abordados pelos objetivos de gerenciamento ou governança. 

    Alguns exemplos dessas áreas de foco incluem pequenas e médias empresas, segurança cibernética, transformação digital e computação em nuvem.

    As áreas de foco podem ser adicionadas e alteradas conforme necessário com base em tendências, pesquisa e feedback - não há limite para o número de áreas de foco incluídas no COBIT 2019.

    Fonte: https://cio.com.br/gestao/principios-e-beneficios-do-cobit-2019/

  • A) ERRADO. Na verdade, o ciclo de vida de implementação do COBIT 2019 é composto por 7 fases, a saber: 1. Quais são os Direcionadores? 2. Onde estamos agora? 3. Onde queremos estar? 4. O que precisa ser feito? 5. Como chegaremos lá? 6. Já chegamos lá? e 7. Como mantemos essa dinâmica.

    B) ERRADO. Pelo contrário, o COBIT 2019 foi desenvolvido com base em dois conjuntos de princípios: Princípios para um Framework de Governança; e Princípios que descrevem os requisitos de um Sistema de Governança. O Framework de Governança baseia-se em três princípios: 1. Baseado em um modelo conceitual; 2. Aberto e Flexível; e 3. Alinhado a grandes padrões. Já o Sistema de Governança é pautado em seis princípios, a saber: 1. Prover valor À partes interessadas; 2. Abordagem holística; 3. Sistema de Governança Dinâmico; 4. Distinguir governança de gerenciamento; 5. Necessidades organizacionais sob medida; e 6. Sistema de governança ponta a ponta.

    C) CERTO. Pautado no princípio de prover um Framework de Governança Aberto e Flexível, o COBIT 2019 introduziu os conceitos de Fatores de Projeto e Áreas Focais (ou Áreas de Foco) que possibilitam às organizações implementar um Sistema de Governança sob medida (do inglês, Tailored Enterprise Governance System) para atender às suas necessidades. A introdução destes conceitos está alinhada ao 5º princípio do Sistema de Governança, denominado "Necessidades organizacionais sob medida".

    D) ERRADO. Pelo contrário, o COBIT 2019 alinhou-se ao CMMI 2.0 (que foi adquirido pela ISACA), introduzindo os Níveis de Capacidade (aplicáveis aos componentes do sistema de governança) e os Níveis de Maturidade (aplicáveis às áreas focais), sendo cada um deles compostos por seis níveis.

    E) ERRADO. Na verdade, o COBIT 2019 continua reforçando o princípio do Sistema de Governança denominado "Distinguir governança de gerenciamento", introduzido pelo COBIT 5. Dessa forma, o domínio EDM (Evaluate, Direct and Monitor - Avaliar, Dirigir e Monitorar) continua existindo, sendo este o único domínio que compõe os Objetivos de Governança.