SóProvas


ID
5413654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca da preservação, da conservação, do acondicionamento e do armazenamento de documentos de arquivo.

A umidade é um dos fatores responsáveis pela deterioração de documentos fotográficos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A deterioração natural dos suportes dos documentos, ao longo do tempo, ocorre por reações químicas, que são aceleradas por flutuações e extremos de temperatura e umidade relativa do ar e pela exposição aos poluentes atmosféricos e às radiações luminosas, especialmente dos raios ultravioleta. (...)

    Os índices muito elevados de temperatura e umidade relativa do ar, as variações bruscas e a falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimento de microorganismos, que aumentam as proporções dos danos.

    Fonte: CONARQ - RECOMENDAÇÕES ECOMENDAÇÕES PARA A P RODUÇÃO E O ARMAZENAMENT RMAZENAMENTO DE DOCUMENT OCUMENTOS DE A RQUIVO

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • GABARITO: CERTO

    De acordo com Manini (2016), uma das principais causas de deterioração de materiais fotográficos é a umidade, na medida em que os índices de umidade brasileiros são elevados, podendo chegar a até 90% em algumas regiões, durante determinadas épocas do ano. Assim, diz a autora:

    "A variação da umidade – e da temperatura – pode conduzir à alteração física do objeto fotográfico, bem como a outras reações químicas de deterioração e à atração de fungos e insetos. A umidade relativa acima de 50% favorece o aparecimento e a proliferação de fungos, que mancham a imagem (as gelatinas ficam manchadas de forma irreversível) e a tornam solúvel em água (a gelatina amolece e pode ser dissolvida quando tratada com solventes ou mesmo com soluções aquosas" (MANINI, 2016, p. 9)

    Fonte: Preservação de Documentos Especiais - MANINI, Miriam P. (2016)

  • Sim, a umidade é um dos fatores responsáveis pela deterioração de fotografias. Assim, para evitar a deterioração pela umidade e acidez, elas devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suporte de plástico. 

    Portanto: CERTO.

  • UMIDADE: A humildade é o conteúdo de vapor d'água presente no ar atmosférico, resultante da combinação dos fenômenos de evaporação e condensação d'água que estão diretamente relacionados à temperatura do ambiente.

    O excesso de umidade, bem como o clima muito seco também contribui para a aceleração do processo de envelhecimento do documento. A taxa adequada para a manutenção de um acervo é com umidade relativa de 55% a 60%.

    Fonte: Meus resumos.

    GABA c

  • A área de guarda de documentos deve ser mantida com índices de 20ºC de temperatura e 50% de Umidade Relativa do Ar. Altos índices de temperatura e umidade são extremamente prejudiciais aos documentos.

    Esses fatores aceleram processos químicos de deterioração, além de permitir a proliferação de pragas (insetos) e o ataque de microorganismos (fungos e bactérias). Atenção especial deve ser dedicada aos filmes, fotografias, negativos e microfilmes, que são facilmente atacados por fungos.

    Ambientes muito secos determinam a perda da umidade dos materiais. O papel, por exemplo, se torna quebradiço e frágil.

  • Olhem o tanto de prejuízo que as autoras citam em "Como tratar coleções de fotografias":

    O ambiente de guarda das coleções fotográficas deve ser controlado para conter os processos de deterioração e não propiciar um envelhecimento acelerado dos materiais ali guardados. Os controles da umidade relativa do ar e da temperatura devem andar juntos e são interdependentes. A alta temperatura provoca e estimula as reações químicas, faz com que os corpos dilatem, facilitando a absorção da umidade existente no ar. No caso da fotografia, a gelatina se expande, amolece, a umidade penetra e a emulsão se desestabiliza e enfraquece, causando manchas, esmaecimentos, rasgos e rupturas às vezes irrecuperáveis. Por exemplo, a superfície melada pode grudar no vidro de uma moldura, na própria embalagem e também pode sofrer distorções físico-químicas, afetando a imagem ou o conjunto suporte/ emulsão de maneira irreversível. Essa condição de alto índice de temperatura e umidade relativa do ar também propicia a germinação e o crescimento de fungos e bactérias, que vão procurar a matéria orgânica da gelatina para se instalar. Por outro lado, se o nível de umidade relativa do ar estiver muito baixo, pode haver um ressecamento do suporte e da camada aglutinante, causando rachaduras e distorções na superfície da fotografia. Assim, os índices de temperatura e umidade relativa do ar devem ser controlados em conjunto e mantidos sem oscilações ou pelo menos sem muita variação, evitando o choque térmico.

    Fonte: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf4.pdf