SóProvas


ID
5413912
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFRA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A amostragem de auditoria compreende a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens pertencentes à população relevante para fins de auditoria. Portanto, conforme a NBC TA 530, o risco de amostragem pode ser considerado como o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    #DIRETOAOPONTO: O item D conceitua adequadamente o risco de amostragem.

    #INDOMAISFUNDO:

    NBC TA 530 p. 5

    Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

    O risco de amostragem pode levar a dois tipos de conclusões errôneas:

    (a) no caso de teste de controles, em que os controles são considerados mais eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que não seja identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela existe. O auditor está preocupado com esse tipo de conclusão errônea porque ela afeta a eficácia da auditoria e é provável que leve a uma opinião de auditoria não apropriada.

    (b) no caso de teste de controles, em que os controles são considerados menos eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que seja identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela não existe. Esse tipo de conclusão errônea afeta a eficiência da auditoria porque ela normalmente levaria a um trabalho adicional para estabelecer que as conclusões iniciais estavam incorretas

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Vejamos as alternativas em relação ao risco de amostragem:

    A) Risco de que o auditor chegue a uma conclusão errônea por qualquer outra razão que não seja relacionada ao risco de amostragem.

    Errada. A definição da alternativa se refere ao risco não resultante da amostragem.

    B) Distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população.

    Errada. A definição da alternativa se refere à anomalia.

    C) Uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.

    Errada. A definição da alternativa se refere a uma das características da amostragem estatística.

    D) Risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

    Certa. De acordo com a NBC TA 530, a definição da alternativa se refere ao risco de amostragem.

    E) Processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes.

    Errada. A definição da alternativa se refere à estratificação.


    Gabarito do Professor: Letra D.