SóProvas


ID
5414155
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os paradigmas sobre o fenômeno “saúde-doença” modificaram-se através dos tempos, a partir da evolução da tecnologia e dos avanços socioeconômicos que envolveram as civilizações. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas:

( ) I. A teoria miasmática defendia que as doenças eram causadas por fatores físico-químicos oriundos de emanações do solo ou do ar que tinham grande poder de nocividade.
( ) II. De acordo com a teoria da unicausalidade ou microbiológica, o adoecimento acontece quando o ser humano é atingido por um agente etiológico; assim, atuando sobre os agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, é possível a prevenção e a cura das doenças.
( ) III. A teoria da multicausalidade traz o processo “saúde-doença” como um conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
( ) IV. As intervenções em saúde na tríade ecológica (agente, hospedeiro e ambiente) podem ser realizadas por meio de prevenção primária (medidas de promoção da saúde e proteção específica), prevenção secundária (limitação da invalidez) e prevenção terciária (reabilitação, diagnóstico e tratamento precoce).

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, VVVF. O errado da assertiva IV é a troca de conceitos, haja vista a prevenção secundária ter como palavras-chave  rastreamento, diagnóstico e tratamento precoce  e a prevenção terciária estar ligada à reabilitação e limitação da invalidez.  Fundamento:

     

    1.     Prevenção Primária: ação tomada para remover as causas  e fatores de risco de um problema de saúde ANTES do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica (ex: imunização, orientação atividade física).

    2.     Prevenção Secundária: ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, facilitando o diagnóstico e tratamento, e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeito de longo prazo (ex: rastreamento, diagnóstico precoce);

    3.     Prevenção Terciária: ação implementada para reduzir os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação.

    4.     Prevenção Quaternária: é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticos excessivos para protege-los de novas intervenções inapropriadas.

     

     

     

     

     

     

    FONTE: CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA N. 29 RASTREAMENTO

  • O conceito de prevenção é definido como “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença”. A prevenção apresenta-se em três fases.

     

    A prevenção primária é a realizada no período de pré-patogênese. O conceito de promoção da saúde aparece como um dos níveis da prevenção primária, definido como “medidas destinadas a desenvolver uma saúde ótima”. Um segundo nível da prevenção primária seria a proteção específica “contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente”.

     

    A fase da prevenção secundária também se apresenta em dois níveis: o primeiro, diagnóstico e tratamento precoce e

    o segundo, limitação da invalidez.

     

    Por fim, a prevenção terciária que diz respeito a ações de reabilitação.

     

    APROFUNDANDO...

    ==> Limitação do dano – Consiste em identificar a doença, limitar a extensão das respectivas lesões e retardar o aparecimento das complicações.

    - Acesso facilitado a serviços de saúde.
    - Tratamento médico ou cirúrgicos adequados
    - Hospitalização em função das necessidades. 

     

    ==> Reabilitação – desenvolver o potencial residual do organismo após a doença e contribuir para que o indivíduo leve uma vida útil e produtiva, reintegrando a pessoa na família, trabalho e na sociedade. 

    • Terapia ocupacional
    • Treinamento do deficiente
    • Melhores condições de trabalho para o deficiente
    •Educação para o público para aceitação dos deficientes.
    • próteses e órteses
     

    Fonte: http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf

    Letra A