A revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro, devido a insatisfação do povo com as medidas que vinham ocorrendo na cidade como o “Bota-abaixo”, as “brigadas mata-mosquitos”, o aumento do custo de vida e o desemprego provocados pela política de Campos Sales, tudo isso levou a revolta no dia 10 de novembro de 1904, o povo começou a quebrar calçadas e ruas, derrubar postes, virar bondes e armar barricadas nas ruas do Rio de Janeiro. Multidões percorriam as ruas, saqueando casas de comércio e depredando redações de jornais que apoiavam o governo.
LETRA A •
-----------------
ESQUEMA SOBRE A REVOLTA DA VACINA:
Ano: 1904 no Rio de Janeiro.
Vacinação obrigatória contra a Varíola proposta pelo Governo Federal (Então Presidente Rodrigues Alves)
Qual motivo de a população ser tão contrária a campanha?
• Agentes de saúde invadiam algumas casas para vacinar a população a força, principalmente das crianças;
• A falta de conhecimento levavam a mitos e boatos de que quem tomasse a vacina poderia ficar com aspectos de boi já que o líquido era pústulas de vacas doentes;
• Aqueles que não se vacinavam, não conseguiam empregos, matricular-se em escolas, não conseguiam autorizações para viagens, documentos etc. Era obrigatório a apresentação do cartão de vacinação.
Criação da Liga Contra a Vacinação Obrigatória (LCVO) que se envolveram em vários incidentes com a polícia. Estes incidentes levou a um número altíssimos de pessoas mortas, feridas, presas e deportadas.
Devido a isso o então presidente desistiu da campanha de vacinação obrigatória.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------