SóProvas


ID
5415445
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre Febre Amarela, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A importância epidemiológica da Febre Amarela relaciona-se tanto à gravidade clinica da doença, quanto ao seu potencial de disseminação em áreas urbanas que apresentem infestação por flebótomos.

    os principais vetores são os mosquitos Haemagoguse Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti.

    B) Os casos graves de febre amarela podem causar algumas complicações, dentre elas icterícia e hemorragia.

    correto

    C) A notificação da febre amarela é compulsória e imediata, dessa maneira tanto a morte de primatas não humanos quanto casos suspeitos da doença em humanos devem ser notificados às autoridades locais em um prazo máximo de 12 horas.

    macacos mortos: Qualquer pessoa deve informar à secretaria de saúde mais próxima, o mais brevemente possível, a ocorrência de morte ou presença de primatas não-humanos doentes. A partir desse comunicado, a rede de saúde deve realizar as ações decorrentes pela via mais rápida, de acordo com o fluxograma estabelecido para o Sistema de Vigilância de Epizootias.

    Pessoas com febre amarela: Febre Amarela é uma doença de notificação compulsória, conforme estabelecido na Portaria 204 de 2016. As notificações devem ser imediatas em até 24 horas

    Pessoas morta por febre amarela: compulsória imediata (portaria 104 de 25 de janeiro de 2011) deve ser informado imediatamente as Secretarias Municipais de Saúde e/ou a Secretaria Estadual de Saúde, através dos telefones: (63) 3218-4882 ou 0800 646 3227, seguido de investigação imediata em até 24 horas após

    D)O esquema vacinal da febre amarela deve ser feito em uma dose aos 12 meses, com doses de reforço a cada 10 anos.

    Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos , está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).