SóProvas


ID
5415499
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período colonial da história matogrossense, várias atividades econômicas e expedições utilizaram-se da mão de obra dos povos indígenas com diferentes propósitos. Dentre estas, podem ser citadas as de comércio, que traziam de São Paulo para o Mato Grosso roupas, bebidas, medicamentos, ferramentas, alimentos variados, através dos rios que eram navegados com a ajuda dos povos indígenas, com seus conhecimentos sobre a região. O nome dessas expedições comerciais era:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    a) Bandeiras = expedições particulares saídas de São Paulo, em direção ao interior do Brasil, com o objetivo de encontrar metais preciosos e aprisionar índios para serem mão de obra escrava.

    b) Missões religiosas = a princípio com intenção de pacificar grupos indígenas e proteger contra mercadores de escravos.

    c) Monções = navegações fluviais para abastecimento.

    d) Entradas = expedições financiadas pela Coroa portuguesa que tiveram como ponto de partida o litoral em direção ao interior do Brasil, com o objetivo de encontrar metais preciosos e aprisionar índios para serem mão de obra escrava.

    Bons estudos

    *8)

  • história é bom por isso, ela não muda e as bancas acabam tendo que fazer a mesma pergunta várias vezes mudando uma coisa aqui, outra li

  • GAB: C

    Após a , os paulistas, impossibilitados de explorar o ouro de Minas Gerais, passaram a buscar novas zonas de mineração, descobrindo-as nos atuais Estados de Mato Grosso e Goiás.

    Em 1719, a bandeira de Pascoal Moreira Cabral, subindo o rio Cuiabá à caça de , encontrou ouro nas margens do rio Coxipó-Mirim e, em 1725, a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro em Goiás. A descoberta de ouro na região marcou o início das monções, expedições fluviais regulares que faziam a comunicação entre São Paulo e Cuiabá.

    A palavra monção era usada pelos portugueses para denominar os ventos periódicos que ocorriam na costa da Ásia Meridional. Esses ventos, que durante seis meses sopram do continente para o Oceano Índico e nos seis meses seguintes em sentido contrário, determinavam a saída das expedições marítimas de Lisboa para o Oriente. Na Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

    As monções partiam das atuais cidades de Porto Feliz e Itu, às margens do rio Tietê, levando em média cinco meses até alcançar as minas de Cuiabá.

    No início as monções transportavam paulistas para as minas cuiabanas, mas logo tornaram-se expedições de abastecimento, isto é, bandeiras de comércio, levando mercadorias para as zonas mineradoras. A população das minas necessitava adquirir tudo que precisava, pois só estava interessada em achar ouro e enriquecer rapidamente....

    História longa rsrsrs.. porém muito interessante. caso queiram ler...

    http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/as_moncoes.html

  • sistema abastecedor e de transporte de pessoas, implementado quase que exclusivamente por meio dos rios, denominado de monções.

  • Eram chamadas de monções as expedições que utilizavam as vias fluviais. As monções receberam esse nome por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada. Elas partiam das atuais cidades paulistas de Porto Feliz e Itu, às margens do rio Tietê, levando em média cinco meses até alcançar as minas de Cuiabá.

    As monções eram realizadas a fim de estabelecer a troca de mercadoria de consumo com o ouro nas áreas de mineração.

    Resposta: C