VEJA ESSA OUTRA QUESTÃO PARA FIM DE COMPARAÇÃO
Desde o início da ocupação do território do Mato Grosso, em 1719, até os dias de hoje, a estrutura fundiária do estado é organizada, predominantemente, em grandes propriedades rurais, os latifúndios. Apolítica de colonização esteve sempre presente na realidade mato-grossense no último século. NÃO faz parte da história da política de colonização do Estado de Mato Grosso a seguinte afirmativa:
Alternativas
A A Colônia Agrícola Nacional de Dourados, atual região da Grande Dourados – Sul do Antigo Mato Grosso –, foi criada em 1943, na ditadura do Estado Novo (1937-1945). Esta foi o marco inicial da atual política pública de colonização das terras do Mato Grosso.
B Durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964- 1985), foram feitos incentivos à ocupação do território mato-grossense. O Estado estimulou a colonização particular ocasionando uma imigração em massa de pequenos e médios agricultores da região sul do país.
C A construção da BR163 foi de fundamental importância na colonização da Amazônia Legal. Ao longo dessa longa rodovia foram surgindo, nas suas margens, inúmeras fazendas, projetos agropecuários de colonização, os minifúndios.
D A estrutura fundiária do estado de Mato Grosso proporcionou ao estado tornar-se um dos maiores produtores de soja, milho, algodão e de rebanho bovino, mantendo, ao mesmo tempo, a posse das terras ancestrais dos indígenas e o bioma do Pantanal.
a) A SUDAM foi criada durante o governo militar de Castelo Branco. ITEM INCORRETO.
b) A Colônia Agrícola de Dourados foi criada durante o governo de Getúlio Vargas. ITEM INCORRETO.
c) A BR 163 inicialmente ligava Cuiabá, capital do atual estado de Mato Grosso, e não de Mato Grosso do Sul, à Santarém, no Pará. ITEM INCORRETO.
d) ITEM CORRETO.
Resposta: D