SóProvas


ID
5415997
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas por meio do ferrão. De acordo com os sintomas e os primeiros socorros com acidentes por abelhas, assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • os sintomas comuns são dor intensa no local da picada, onde se desenvolve uma pequena inflamação, que fica inchada e avermelhada. A lesão costuma desaparecer após um ou dois dias mesmo sem medicação. No caso de pessoas hipersensíveis a picadas de insetos, a reação alérgica surge em poucos minutos. O maior perigo nesses casos é a ocorrência da anafilaxia, ou choque anafilático, que pode ocorrer após uma única picada. No caso de uma pessoa, mesmo que não tenha muita sensibilidade ao veneno, receber múltiplas picadas ao mesmo tempo, ela recebe uma quantidade de veneno muito grande, podendo levar a sintomas como vômitos, diarreia, febre, dor de cabeça, prostração e confusão mental.

    Primeiros Socorros Nos casos mais comuns, em que a vítima não apresenta hipersensibilidade ao veneno e tenha sido acometida apenas por poucas picadas, é preciso remover o ferrão, caso este esteja fincado na pele do indivíduo. É recomendado raspar o local com uma lâmina limpa ou com qualquer objeto rígido, até que o ferrão se solte sozinho. Não se deve usar pinças ou similares para retirar o ferrão, pois ao apertar o ferrão, é possível que mais veneno seja inoculado. Após a remoção do ferrão, a região da picada deve ser lavada com água e sabão para prevenir infecções e podem ser colocadas compressas frias ou gelo no local. Não é recomendado passar pomadas não prescritas nem outras substâncias no local, pois estas podem infeccionar a ferida.

    A vítima deve ser levada com urgência ao atendimento especializado nos casos de um acidente envolvendo múltiplas picadas de insetos e caso sejam notados sintomas de uma reação alérgica, principalmente o aparecimento de urticária ou angioedema. Se possível, deve-se levar também uma amostra do inseto para identificação, mas cuidando para não pegá-lo com a mão.

    Nos casos de choque anafilático o tratamento é feito com injeção intramuscular de adrenalina.

    Fonte: