SóProvas


ID
5417011
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre casos raros de uma síndrome de após a vacinação contra covid-19. Segundo comunicado divulgado no dia 28/07, foram 34 notificações de casos suspeitos: 27 com a vacina da AstraZeneca, quatro com a CoronaVac e três com a da Janssen. O aviso pode ter deixado muitos brasileiros preocupados, mas a agência reforçou que isso não deve ser considerado motivo para as pessoas não se vacinarem.


Esta síndrome é um distúrbio neurológico autoimune raro (com um a dois casos por 100 mil pessoas por ano), no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Sua causa é desconhecida.


A síndrome é assim denominada em homenagem aos primeiros neurologistas a descrever a doença em conjunto com André Strohl em 1916.


https://www.bbc.com/portuguese/geral-58025705


Assinale a alternativa CORRETA que conste o nome da síndrome descrita no enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra Covid- 19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil. Em um  divulgado nesta quarta-feira (28/7), a Anvisa informa que, até o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de SGB após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.  

    A SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os episódios pós-vacinação (eventos adversos) também são raros, mas já conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).  

    A maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio. O principal risco provocado pela síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Nesse último caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas adequadas. 

    É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos. 

    Diante dos relatos de eventos adversos raros pós-vacinação, a Agência solicitou que as empresas responsáveis pela regularização das vacinas AstraZeneca, Janssen e CoronaVac incluam nas bulas dos respectivos produtos informações sobre o possível risco de SGB.

    https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/alerta-sobre-casos-raros-de-sindrome-de-guillain-barre-pos-vacinacao

  • A síndrome é assim denominada em homenagem aos neurologistas franceses Georges Guillain e Jean Alexandre Barré, os primeiros a descrever a doença em conjunto com André Strohl em 1916. Segundo a Anvisa, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio. Em todo o mundo, cerca de 7,5% dos casos resultam em morte

  • A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza, formigamento nas pernas e nos braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular, podendo ser fatal, já que pode interferir na capacidade de movimentação dos músculos respiratórios.

    B) Síndrome de Guillain-Barré

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Sintomas, evolução e tratamento

    Os primeiros sintomas da síndrome de Guillain-Barré podem ser formigamento nas pernas e depois perda de força nas extremidades. “Essa sensação vai em direção ao tronco ... 

  • Síndrome de Turner deixa a mulher parecida com homen.

  • GAB-B

    Casos raros de SGB (Síndrome de Guillain-Barré) após a vacinação contra a covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil, alertou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    CONHEÇO UMA PESSOA QUE TEVE ISSO APOS TOMAR A VACINA CONTRA O COVID , E MORREU COM COVID.

    SERIA ILÁRIO SE NÃO FOSSE TRÁGICO.