- ID
- 5417032
- Banca
- OMNI
- Órgão
- Conderg - SP
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Fonoaudiologia
- Assuntos
A deglutição é um processo contínuo e mesmo sendo contínuo, ele se divide em fases, para ser melhor compreendido. Alguns autores dividem a deglutição em 3 fases, oral, faríngea e esofágica, e outros em 4, acrescentando a fase preparatória. Estas fases, envolvem muitas estruturas, tanto moles como duras. A função de deglutir é a de transportar material da cavidade oral ao estômago não permitindo a entrada de nenhuma substância na via aérea. Para deglutirmos de forma segura necessitamos de uma coordenação precisa, principalmente entre as fase oral e faríngea. A passagem do bolo sem ser aspirado é o resultado da interação complexa entre os diversos músculos e nervos que participam da deglutição. A divisão da deglutição é baseada nas características anatômicas e funcionais. (...)
(AIRES, Margarida de Melo. Fisiologia. Guanabara Koogan. Cap. 61. P.645/6.)
Sobre "Fisiologia da Deglutição - Fase Esofageal", analise as assertivas:
I. Consiste em uma onda peristáltica automática a qual leva o bolo para o estômago, consequentemente reduzindo o risco de refluxo gastro esofágico ou reentrada de material alimentar do esôfago para dentro da faringe.
II.O refluxo gastro - esofágico é também evitado através da contração tônica do músculo cricofaríngeo, o refluxo ocasional em pequenas quantidades é considerado normal em crianças.
III.O processo de peristaltismo movimenta o bolo através do estômago e termina quando a comida passa pela junção gastroesofágica.
IV.O esfíncter esofageal superior (EES) também conhecido como segmento faringoesofageal, é uma zona de alta pressão definida manometricamente e está localizada na região distal em relação a hipofaringe.
V.O esfíncter é aberto tonicamente no repouso e fechado durante a deglutição, vomito ou arroto.
Está (ão) CORRETA (S), apenas: