SóProvas


ID
5417149
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Escarro, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, nas afirmativas abaixo.


( ) A baciloscopia direta do escarro é método fundamental porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção - os casos bacilíferos.

( ) O material deve ser colhido no horário de menor secreção, não sendo necessário jejum.

( ) O escarro deve ser obtido por expectoração profunda. A presença de saliva no material colhido prejudica a qualidade do exame. Portanto, se for coletado apenas saliva, despreze este material e colha novamente.

( ) O volume ideal está compreendido entre 1 a 4 ml.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Uma boa amostra de escarro é a que provém da arvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume ideal está compreendido entre 5 a 10 ml.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_controle_tuberculose.pdf

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Essa questão é passivel de questionamento, uma vez que, no terceiro item é falso e não verdadeiro. O MS no Guia de Orientações para coleta de Escarro afirma o seguinte: "Amostras liquefeitas, com resíduos de alimentos, aspecto de saliva ou sanguinolentas interferem na sensibilidade e, consequentemente, no resultado dos testes. No entanto, amostras com aspecto diferente do ideal também devem ser encaminhadas ao laboratório para análise"

    Desta forma, a afirmação "O escarro deve ser obtido por expectoração profunda. A presença de saliva no material colhido prejudica a qualidade do exame. Portanto, se for coletado apenas saliva, despreze este material e colha novamente" é falso, uma vez que mesmo não sendo a amostra ideal, ela não deve ser desprezada, mas encaminhada ao laboratório.