SóProvas


ID
5417935
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O diabetes mellitus envolve não apenas deficiência de insulina, como também excesso de outros hormônios, como hormônio do crescimento, glicocorticóides e glucagon. Por conseguinte, não só o pâncreas está envolvido na homeostasia da glicose, mas a hipófise anterior e o córtex suprarrenal. A partir dessas informações, analise as assertivas.

I. No diabetes mellitus tipo I (insulino dependente), ocorre deficiência completa da função das células beta do pâncreas, enquanto que as células alfa das ilhotas secretoras de glucagon, as células delta secretoras de somatostatina e as células secretoras de polipeptídios pancreáticos são preservadas.
II. O achado patognomônico de espessamento da membrana basal capilar causa complicações no paciente com diabetes mellitus, incluindo microangiopatia, nefropatia, neuropatia, retinopatia e aterosclerose.
III. A insulina zinco cristalina (insulina regular), quando injetada, atua como depósito tecidual na corrente sanguínea; é uma insulina de ação longa, de até 36 horas, produzindo absorção lenta.
IV. O glucagon, a adrenalina e o hormônio do crescimento diminuem as necessidades de insulina no organismo, enquanto que o exercício físico aumenta, ao tornar o músculo mais permeável à glicose e ao liberar a insulina ligada a ele.

Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • I e II corretas

    III - Incorreta, a insulina Regular é de ação Rápida (início 30 min a 1 hora e duração efetiva de 3-5h)

    IV - ?

  • Gabarito: D

  • IV - O Hormonio do Crescimento (GH) aumenta a glicose no sangue, e a glicose causa um aumento de insulina.

    A adrenalina (epinefrina) causa efeito de glicogenólise (quebra do glicogênio em glicose) e neoglicogênese (formação de carboidrato a parti de lipidios ou proteinas), ambos esses mecanismos tendem a ser normalizado com o feed back negativo do aumenta da insulina para compensar ao aumento da glicemia.