SóProvas


ID
5417956
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la ao feto ocasionando aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões no bebê. Sobre o diagnóstico laboratorial da toxoplasmose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A interpretação da sorologia para toxoplasmose somente com anticorpos IgM positivos pode não servir para determinar com exatidão se o paciente está ou não na vigência de uma infecção aguda.
( ) Um teste de avidez para toxoplasmose não necessita ser realizado quando, numa reação sorológica, a pesquisa de anticorpos IgM é reagente, independente se os níveis de anticorpos IgG estão elevados ou não.
( ) Um teste de avidez para toxoplasmose sempre será realizado quando os índices de anticorpos IgM forem baixos ou inferiores a 4UI/mL (quando quantificado).
( ) A medida da avidez de IgG é o exame mais indicado para confirmar se uma gestante com sorologia IgM positiva para toxoplasmose está ou não infectada.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • "O teste de avidez de IgG é importante para determinar a época da infecção pelo toxoplasma na gestante, visto que alta avidez indica que os anticorpos foram produzidos há mais de 12-16 semanas (MARQUES, 2015). Portanto, quando se verifica alta avidez em gestantes que apresentam IgG e IgM positivos já na primeira amostra coletada no primeiro trimestre de gestação, conclui-se que a toxoplasmose foi adquirida há mais de 4 meses, consequentemente antes da concepção.

    A presença de baixa avidez de IgG associada ao resultado positivo de IgM e IgG indica uma infecção recente, adquirida durante a gestação ou antes dela, pois baixos índices de avidez podem durar até um ano. Nesses casos, a repetição da sorologia após 2 a 3 semanas pode mostrar elevação dos títulos dos anticorpos IgM e IgG evidenciando uma infecção aguda, ou mostrar títulos estáveis de IgG e persistentemente baixos de IgM mostrando que a infecção ocorreu há alguns meses e estamos diante de IgM residual. É importante destacar que, na gestante, a associação entre baixa avidez de IgG e títulos elevados de IgM e IgG são fortemente sugestivos de infecção aguda adquirida na gestação."

    Protocolo de notificação e investigação: Toxoplasmose gestacional e congênita - Ministério da Saúde - 2018

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A.