SóProvas


ID
5418871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação a tópicos relevantes que envolvem o Brasil, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, energia, desenvolvimento sustentável e ecologia, julgue o próximo item.

No Brasil, a maior parte da população infectada pelo novo coronavírus foi atendida por clínicas e hospitais especializados da rede privada, pois o Sistema Único de Saúde não teve capacidade de atender à densidade demográfica tão alta de internações por covid-19.

Alternativas
Comentários
  • E)

    O sistema único de saúde foi oque mais atende os pacientes de convido.

  • A força operacional e pragmática do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa neste sábado 32 anos de existência, pode ser bem medida durante a pandemia do novo coronavírus.

    Para secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, sem o SUS a pandemia teria instalado o caos social e o Estado contabilizaria um enorme prejuízo com muito mais vidas perdidas.

    Segundo a secretária, o SUS é o maior e mais complexo sistema de saúde pública do mundo e trouxe no nascedouro o grande desafio da universalidade e equidade.

    Fonte: https://www.saude.se.gov.br/sus-tem-papel-fundamental-durante-a-pandemia/

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.  Sobre a atuação do sistema único de saúde no brasileiro durante a pandemia julgamos a afirmativa.


    Análise do item:


    Clinicas e hospitais privados não foram nem de longe suficientes para atender a demanda de pessoas em estado grave causada pela pandemia. A esmagadora maioria dos atendimentos foi realizada por unidades do SUS. As investigações ocorridas na âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a pandemia apontaram fortes indícios de organizações privadas de saúde agindo de forma contrária aos interesses da saúde pública em prol de ganhos econômicos. 


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO