SóProvas


ID
5419006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.

A nova divisão do trabalho diferencia-se da anterior por ter como pressupostos a formação de grandes corporações no mercado mundial, a produção de tecnologia de ponta concentrada nos países desenvolvidos e a exigência de mão de obra cada vez mais qualificada.

Alternativas
Comentários
  • Hoje, se não tiver qualificação, não permanece no mercado de trabalho.

    Certo.

    JESUS VOLTARÁ!!!!!!

  • DIVISAO DO TARABALHO( DIT)

    1. MECANIZAÇAO DAS INDUSTRIAS
    2. AS MULTINACIONAIS, VAO PARA OS PAISES SUBDESENVOLVIDOS PARA BUSCAR INSENÇAO DE IMPOSTOS
    3. MATERIA PRIMA DOS PAISES SUBDESENVOLVIDOS
    4. MAO DE OBRA QUALIFICADA
    5. EX: UM CARRO É FABRICADO NA ITALIA E MONTADO NO BRASIL E AS PEÇAS VIERAM DO JAPAO
  • Gabarito : Certo.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a nova divisão do trabalho e suas características.
    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber o que é divisão internacional do trabalho e quais são suas características no mundo atual.
    A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é um conceito que analisa a distribuição da produção econômica-industrial internacional. Como os países do mundo tem diferentes formas de conduzir sua economia, esse conceito vai dividir e especializar a capacidade produtiva dos vários países do mundo. Lembrando a Divisão Internacional do Trabalho teve fases, uma vez que a economia mundial foi se alterando ao longo dos séculos. Tais momentos podem ser mostrados no quadro abaixo:
    AS FASES DA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
    Esquema ilustrativo simplificado das fases da DIT
     Fonte: Brasil Escola
    Na primeira fase chamada de Capitalismo Comercial que ocorreu no período das grandes navegações, os europeus se lançaram ao mar em busca de novos locais para obtenção de matérias-primas. Nesse sentido, muitos países da América Latina foram colonizados e serviram como fonte de matérias-primas que eram extraídas por meio do trabalho escravo de povos nativos ou de afrodescendentes, compondo então a base da primeira fase da DIT. 
    Na segunda fase chamada de Capitalismo Industrial, tivemos a Revolução Industrial, que foi um marco nos sistemas de produção de mercadorias, que antes era feita pelo artesanato. Com isso, os países desenvolvidos - Europa, EUA, Japão - que investiram na industrialização, realizavam a transformação da matéria-prima em produtos industrializados, obtendo valor agregado na mesma. Já as colônias africanas, asiáticas e países subdesenvolvidos da América Latina tinham o papel de fornecer esses produtos primários (agrícolas e minerais) para os países industrializados.
    Por fim, temos o último DIT na fase do Capitalismo Financeiro. Como vivemos em uma era da tecnologia, em que a informação e o conhecimento pode ser difundido rapidamente além de auxiliar no comércio e nas trocas, vivemos uma fase em que a acumulação de capitais ficou mais dinâmica e fluída. Países como EUA, China, Japão, União Europeia que têm indústrias complexas, tecnológicas, com altos investimentos e que possuem trabalhadores com mão-de-obra qualificada estão na topo dessa pirâmide. Já na base estão os países emergentes (que estão em um processo de industrialização mais simples) e os países subdesenvolvidos que tem a função de fornecer matérias-primas agrícolas e minerais para os países desenvolvidos.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.