SóProvas


ID
5419012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    As forças pró-globalização serviram-se das fortes pressões que o mercado mundial exerceu sobre (e contra) a soberania dos Estados-nação que eram, até então, o lócus principal de consolidação de normas relativas às relações capital-trabalho. O panorama hoje, trinta anos depois de iniciada tal ofensiva, é de uma ampla e crescente desregulamentação do mundo do trabalho, em variados estágios, a depender do continente, da região ou do país.

Internet: <http://repositorio.unicamp.br > (com adaptações).

A respeito da globalização, da divisão internacional do trabalho e de seus desdobramentos na geografia política mundial, julgue o item a seguir.

Comparado ao século passado, o contexto atual da geopolítica mundial tem menos conflitos bélicos, mas outras contendas se intensificaram em estratégias de guerras comerciais e de informação, sendo um dos exemplos estratégicos dessa discórdia a constante tentativa de ataques virtuais a dados relacionados a empresas e governos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA!!

    SÓ LEMBRAR DOS EUA E CHINA!

    UM BARRANDO APLICATIVO DO OUTRO, COMO O TIKTOK E ALGUMAS REDES SOCIAIS.

  • Comparado ao século passado, realmente atualmente temos menos confrontos bélicos, basta lembrar que de 1914-1918 ocorreu a 1ª Guerra Mundial e de 1939-1945 ocorreu a 2ª Guerra Mundial.

  • Gabarito : Certo.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a geopolítica mundial e os tipos de conflitos que vêm acontecendo no mundo.
    Na assertiva é afirmado que, em relação ao século passado, o século XXI tem tido menos conflitos bélicos, uma vez que os embates atuais estão mais relacionadas à guerras comerciais e de informação.
    Atualmente, com a consolidação do meio técnico-científico-informacional, a tecnologia tem assumido um certo protagonismo nas redes e na economia dos países mais desenvolvidos do Planeta. Nessa lógica, países que possuem indústrias de tecnologia, voltados à produção de celulares, notbooks, aparelhos robóticos, entre outros, têm obtido um certo crescimento econômico em sua estrutura. Além disso, é importante destacar que essa nova era da informação e da tecnologia causou uma mudança na Divisão Internacional do Trabalho, colocando no topo os países que possuem indústrias complexas e com alto grau tecnológico.
    Mas a questão da tecnologia não afeta somente a estrutura econômica dos países, mas ultimamente, tem virado polêmica e causando disputa política, uma vez que a China - que vem investindo massivamente na sua produção tecnológica - criou a rede móvel 5G, que segundo rivais políticos chineses - como os EUA - é capaz de acessar dados sigilosos de segurança nacional de alguns países.
    Incomodado com a ascensão política chinesa, o ex-presidente Donald Trump declarou "guerra" a China. Entretanto, não foi um guerra bélica ou militar, e sim uma guerra comercial e tecnológica. A começar pela guerra comercial, em que o ex-líder estadunidense anunciou a taxação de impostos para produtos chineses (como o aço e o alumínio), causando um prejuízo de US$ 50 bilhões para o país oriental. Indignados, os chineses também passaram a taxar produtos estadunidenses, em resposta as sanções e aumentos tarifários impostos por Trump. 
    É uma guerra comercial que impacta em todo o mundo, pois estamos falando das duas maiores economias do mundo e das maiores importadoras de produtos do Planeta, fato que tem preocupado líderes de conferências como o G8 e G20.
    Além disso, Trump ordenou que os produtos da Huawei - uma empresa chinesa que produz celulares, smartphones, entre outros - não fossem mais vendidos para o país, além de convencer aliados políticos a não adotarem essa rede. Para o ex-presidente, essa tecnologia pode ser um perigo para a segurança nacional do mundo, uma vez que ela pode acessar dados sigilosos dos países.
    Note que acima, vemos uma guerra comercial e tecnológica entre as duas maiores economias do Planeta, fatos que podem se acirrar ainda daqui alguns anos, o que mostra que guerras comerciais e tecnológicas podem ser mais comuns do que conflitos de ordem bélica.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.