SóProvas


ID
5419363
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período colonial da história mato-grossense, várias expedições e atividades econômicas utilizaram-se da mão de obra dos povos indígenas com diferentes propósitos.
Sobre a exploração dessa mão de obra, pode-se afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Na Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

    No início as monções transportavam paulistas para as minas cuiabanas, mas logo tornaram-se expedições de abastecimento, isto é, bandeiras de comércio, levando mercadorias para as zonas mineradoras. A população das minas necessitava adquirir tudo que precisava, pois só estava interessada em achar ouro e enriquecer rapidamente.

    fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/as_moncoes.html

  • As monções eram expedições de comércio que traziam para Mato Grosso roupas, bebidas, medicamentos e alimentos variados. Os rios eram a única rota utilizada pelos sertanistas, que tiveram ajuda dos indígenas, conhecedores da navegação na região.

    Levavam pessoas também, assim como mão de obra escrava.

  • Gabarito Letra C

    a) As bandeiras eram expedições exploratórias em busca de metais e pedras preciosos. Tinham, também, a missão de levar a civilização portuguesa para ajudar no desenvolvimento dos povos indígenas, respeitando seus costumes e modos de vida.

    As bandeiras eram expedições particulares que entravam no interior do território brasileiro em buscas de variadas formas de riquezas (índios, minérios, alguns trabalhos encomendados) para comercialização, ou seja, os índios também eram objetos de comercialização e presos a força.

    Tipos de Bandeiras:

    Apresamento ou preação: objetivo eram caçar, aprisionar, aprear índios para vendê-los como escravos. Essas bandeiras atacavam as aldeias ou as missões jesuítas.

    Sertanismo de Contrato: trabalhos encomendados por particulares com objetivos próprios. Destruição de quilombos (núcleos de escravos) nos estados brasileiros.

    Prospecção: buscavam ouro e outros metais e pedras preciosas. Essas bandeiras penetraram o interior da região central do Brasil (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso). O primeiro achado aurífero ocorreu em Minas Gerais, no final do séc. XVII.

    Monções ou de abastecimento: eram expedições fluviais com mercadorias, medicamentos, vestimentas, mãos de obra escrava, abastecimento, etc. Saiam sempre da capitania de São Vicente para as minas auríferas.

    b) As missões religiosas eram aldeamentos feitos, principalmente, pelos jesuítas, onde os povos indígenas eram protegidos. Estes não eram explorados e tinham reconhecimento de sua cultura, não sofrendo, desta maneira, o processo de aculturação.

    O principal objetivo das missões jesuítas era catequizar os índios. Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares. Contudo, os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã, além da imposição da lingua portuguesa.

    c) As monções eram expedições de comércio que traziam para Mato Grosso roupas, bebidas, medicamentos e alimentos variados. Os rios eram a única rota utilizada pelos sertanistas, que tiveram ajuda dos indígenas, conhecedores da navegação na região.

    Lembrar que a principal diferença entre monções e bandeiras, é que as monções foram expedições fluviais.

    d) Na mineração aurífera mato-grossense, foi utilizada em larga escala a mão de obra escravizada indígena. Além do mais, esta mão de obra era muito valorizada na povoação do território, que era utilizada para ocupar as fronteiras.

    Não encontrei o erro desta alternativa. Eles eram utilizados para ocupar as fronteira e defendê-las das invasões espanholas e para demarcar territórios portugueses.

    by: AliineFarias

    Bons Estudos!

  • a)     As bandeiras subjugavam os povos indígenas, não respeitando seus costumes e modos de vida. ITEM INCORRETO.

    b)     As missões religiosas eram aldeamentos feitos, principalmente, pelos jesuítas, onde os povos indígenas eram explorados e não tinham reconhecimento de sua cultura. ITEM INCORRETO.

    c)      ITEM CORRETO.

    d)     Na mineração aurífera mato-grossense, foi utilizada em larga escala a mão de obra escravizada negra. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • E os varadouros? Acho pesado a questão afirmar que as monções eram a ÚNICA rota. Havia trechos percorridos por terra também (varadouros). O certo seria "quase que exclusivamente".

  • Questão controversa, uma vez que, embora as monções fossem percorridas em sua maior parte de forma fluvial, também tinham trechos de terra firme. Portanto, dizer que os rios era a "única rota" faz a questão ficar incorreta.

  • Acredito que o erro da alternativa seja:

    D) Na mineração aurífera mato-grossense, foi utilizada em larga escala a mão de obra escravizada indígena. Além do mais, esta mão de obra era muito valorizada na povoação do território, que era utilizada para ocupar as fronteiras.

    Porquê? alguns fatores:

    1.Na época, acreditava-se que o índio era preguiçoso quando comparado ao escravo africano

    2. índio era mais hábil na hora de fugir da escravidão, tendo em vista conhecer o continente.

    3. os jesuítas tentavam protege-los através da catequização.

    4. quando em contato com homem branco, sofria muitas perdas com a proliferação de doenças