-
São consideradas cidades-gêmeas os municípios que sejam cortados pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentem grande potencial de integração econômica, social e cultural com a cidade do país vizinho.
-
O conceito de "cidade gêmea" se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos e permite o livre comércio na região fronteiriça. Dessa forma, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos.
-
https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/caceres-no-mato-grosso-e-incluida-na-lista-de-cidades-gemeas-brasileiras
-
Situada na região de fronteira com a Bolívia, Cáceres, a 220 km de Cuiabá, foi incluída na lista "cidade gêmea" e pode se tornar polo comercial em Mato Grosso. A portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional com a inclusão do município foi publicada no Diário Oficial de 24 de abril de 2019.
O conceito de cidades-gêmeas, definido pelo Ministério de Integração Nacional em 2014, reconhece municípios situados na linha da fronteira, seca ou fluvial, integrada ou não por obras de infraestrutura, que representem grande potencial de integração econômica e cultural.
Resposta: C
-
Gab: C
''São consideradas cidades-gêmeas os municípios que sejam cortados pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentem grande potencial de integração econômica, social e cultural com a cidade do país vizinho. Para serem enquadradas nessa categoria, uma série de estudos são realizados.
“Cáceres e San Matías já nasceram municípios irmãos, faltava apenas oficializar essa irmandade, agora reconhecida como cidades-gêmeas. Isso fortalece ainda mais os laços de amizade e de negócios não só com San Matías, mas com todos os irmãos bolivianos”, afirmou o prefeito de Cáceres, Francis Mariz Cruz.''
Fonte:https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/caceres-no-mato-grosso-e-incluida-na-lista-de-cidades-gemeas-brasileiras