SóProvas


ID
5419390
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

Na pandemia, quando os profissionais de saúde, baseados na ciência, criticam a conduta de cidadãos(ães) que não usam máscaras para evitarem a propagação do vírus Covid-19 fazem uma crítica moral baseada em um juízo de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Um retrato perfeito da aplicabilidade do juízo de valor é aquele teu vizinho negacionista, aquele tabacudo que fica defendendo tratamento precoce sem eficácia comprovada, e mais recentemente, que veste a camisa do Movimento Transvacinados! Kkkkkkk!! Pense assim que você não erra na prova.

    Juízo de fato x Juízo de valor

    Juízo de fato trata da avaliação criada a partir de uma realidade vivida; refere-se às coisas de modo objetivo. Por isso, os juízos de fato são descritivos, isto é, são afirmações que se propõem a descrever algum aspecto da realidade. Por exemplo, quando dizemos: “a neve é fria”, o que se nota é que estamos retratando a realidade de maneira factual, sem que haja a interferência de quaisquer valores ou percepções individuais. 

    Juízo de valor, por sua vez, trata da avaliação criada a partir dos nossos gostos e percepções individuais. Por isso, pode resultar numa avaliação pejorativa e ter por base fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Por exemplo, quando dizemos: “esta roupa é linda”, o que se nota é que “linda” é um valor atribuído à roupa de acordo com a nossa percepção individual e que, portanto, tem caráter subjetivo. No entanto, se a partir dessa availiação subjetiva, nós tentamos mudar a opinião ou os gostos de outra pessoa, o juízo de valor pode tornar-se um problema.

    Fonte: https://descomplica.com.br/d/vs/aula/juizo-de-fato-juizo-de-valor-e-os-juizos-kantianos-x/

  • J R S S - NÃO À PEC N° 32!

    Cara, nota 1.000.000 pro teu comentário!!! Preciso e pertinente!