SóProvas


ID
5419564
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Ilma Veiga,
“o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola”.
(VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção coletiva. In: _____; RESENDE, L. M. G. de (orgs.). Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.)

A partir da perspectiva contida no fragmento de texto, NÃO caracteriza o Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas públicas brasileiras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • E essa opção B? Confusa demais.

  • Tem dentre seus princípios a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a concepção de que a qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

    Cara, ou eu to viajando, ou esse negócio aí tá meio fumado...

  • gab: A

    "NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian

  • GABARITO: A.

    "Define um fluxo preciso das tarefas, das ações e, principalmente, das decisões da escola, a partir de relações hierárquicas e centralizadas."

    O PPP é um dos principais documentos norteadores do trabalho pedagógico de uma instituição de ensino, pautado pela gestão democrática. Além disso, a produção do PPP é uma exigência legal.

    Gestão democrática é o processo político ( participação popular), não partidário, por meio do qual as pessoas na escola discutem, planejam , avaliam ... ( Controle Social). A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.