SóProvas


ID
5419861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Embora as manchetes dos jornais possam indicar outra coisa, somente 3% dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta são migrantes internacionais, isto é, pessoas que vivem fora do país onde nasceram. Vivemos em uma época na qual a proporção de pessoas ricas (e idosas) é cada vez menor em contraposição a uma presença cada vez maior de pessoas pobres (e jovens). As pressões migratórias crescem sem parar em consequência das desigualdades internacionais e de conflitos insolúveis, e os países mais desenvolvidos se veem diante de uma encruzilhada decisiva em termos demográficos e de trabalho.

Internet: <https://brasil.elpais.com>(com adaptações

Acerca do atual processo migratório em escala mundial, julgue o próximo item.


O principal motivo das migrações internacionais de maior volume são os conflitos étnicos e religiosos, devido ao crescimento contemporâneo do fundamentalismo em escala planetária.

Alternativas
Comentários
    • O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico,

    no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

  • As condições econômicas são os principais fatores, sendo eles associados às questões de infraestrutura, custo de vida, e outros, fazem aumentar o fluxo emigratório. Esses aspectos influenciam na imigração dos indivíduos em âmbito nacional, antes por motivos de sobrevivência e procura por oportunidade no mercados de trabalho. Hoje, já estudos que mostram o “caminho de volta” a partir do investimentos em tecnopolos no nordeste brasileiro, possibilitando melhorias nos campos da infraestrutura, educação, turismo. Assim tornando mais atrativo o retorno.
  • Segundo publicação da página das Nações Unidas do dia 27 de novembro de 2019,

    “ O mundo tinha, em 2020, cerca de 272 milhões de migrantes internacionais. [...]Dois terços dessas pessoas são considerados migrantes de mão-de-obra. No primeiro relatório do tipo, publicado no ano 2000, os migrantes internacionais representavam 2,8% da população global, com 150 milhões. Em 20 anos, este índice pulou para 3,5%, com um aumento de 122 milhões." 

    Migrante internacional é aquele que busca outro país, saindo do seu de origem . Normalmente por razões econômicas ou políticas, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. O processo de migração pode ser desencadeado por crise econômica, desastres ambientais, guerras ou perseguição por questões étnicas, religiosas e políticas. 

    Em determinados momentos há um crescimento exponencial de migrações internacionais por conta de guerras ou desastres ambientais como a longa e destrutiva Guerra da Síria e, secas ou inundações em regiões do continente africano. No entanto, ao se pesquisar a questão das migrações, é possível perceber que a maior causa ainda é econômica. Migram aqueles que buscam melhoria de suas condições de vida através de estudo e trabalho.

    Há , sim, um alarmante quantitativo de migrações motivadas por perseguição étnica e religiosa, o que não está necessariamente vinculado ao fundamentalismo religioso, seja ele cristão, muçulmano ou de outra religião. Mas, a motivação econômica ainda é a maior entre as razões que estimulam migrações internacionais. 

    Há dados interessantes nas publicações digitais das Nações Unidas e do ACNUR ( Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ). Percebe-se que a afirmativa apresentada está incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Fundamentalismo é a estrita adesão a um conjunto específico de doutrinas teológicas tipicamente em reação à teologia do modernismo.