SóProvas


ID
5419870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Embora as manchetes dos jornais possam indicar outra coisa, somente 3% dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta são migrantes internacionais, isto é, pessoas que vivem fora do país onde nasceram. Vivemos em uma época na qual a proporção de pessoas ricas (e idosas) é cada vez menor em contraposição a uma presença cada vez maior de pessoas pobres (e jovens). As pressões migratórias crescem sem parar em consequência das desigualdades internacionais e de conflitos insolúveis, e os países mais desenvolvidos se veem diante de uma encruzilhada decisiva em termos demográficos e de trabalho.

Internet: <https://brasil.elpais.com>(com adaptações

Acerca do atual processo migratório em escala mundial, julgue o próximo item.


Parte dos refugiados chegados ao Brasil possui qualificação profissional, mas, mesmo assim, enfrenta problemas para encaixe no mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Aqui, eu chutei no certo.Mas na prova deixaria em branco,slc kkkk

  • As migrações forçadas e a questões relativas aos refugiados são uma questão mundial desde a Primeira Guerra Mundial. A Organização das Nações Unidas elaborou, no ano de 1951, o Estatuto dos Refugiados, devido ao grau de importância da questão dos refugiados no mundo. No ano de 1967 foi criado o Protocolo Adicional de 1967 estabelecendo o conceito de refugiado, o principio da não repulsão e uma série de direitos assegurados aos refugiados. 

    A crise de refugiados no século XXI acontece por conta de perseguições políticas e religiosas, conflitos armados, violência em geral e também violação dos direitos humanos. No Brasil verificam-se principalmente refugiados de dois países: Venezuela e Haiti. A Venezuela encontra-se em uma crise humanitária desde o ano de 2013 com a instabilidade política, econômica e social para além do autoritarismo do governo de Nicolas Maduro. A questão do Haiti está relacionada com o terremoto que assolou o país no ano de 2010, somado à crise política e econômica vigente. 

    Esta afirmativa está correta, pois os refugiados imigrantes receberam a concessão para permanecer no País. Mas, o acesso ao trabalho formal é conseguido através de outra documentação que não f é  concedida de forma ampla, sendo assim muitos deles enfrentam problemas na inserção no mercado de trabalho formal. Estes imigrantes muitas vezes possuem uma alta qualificação profissional saindo de seus países com a esperança e expectativa de conseguir um bom emprego. Encontram dificuldades para trabalho legal, desemprego, além da dificuldade da legalização de seus registros profissionais. 

    Gabarito do Professor: CERTO.