SóProvas


ID
5420506
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Água Branca - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

FÓRMULAS DO EXCEL
No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.
REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL
Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.
O ESTILO DE REFERÊNCIA A1
Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.
Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:
• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.
• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.
• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15. • Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.
• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.
• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.
• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J. • Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx.

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:
I. No Excel, para se referir ao intervalo de células nas colunas A até E e linhas 10 até 20, o usuário deve usar “E20:A20”, de acordo com o texto.
II. No Excel, para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar “H*H”, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

     Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.---------II

    Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.---I

    ESTUDE ENQUANTO ELES PERDEM TEMPO NO TWITTER.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de referenciação de um intervalo de células. 

     

    Antes de analisarmos os itens apresentados, vale destacar as formas de referenciação de um intervalo de células:

    A referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:     

    Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.    

    O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo.    

     

    É possível, também, fazer uma referência a todas as células de uma coluna ou linha, para isso basta realizar as seguintes ações:

    Referenciar todas as células de uma coluna – Para referenciar todas as células de uma

    coluna, basta inserir a letra da coluna, adicionar dois pontos e inserir a próxima coluna, caso seja a mesma coluna, basta repetir a letra.  

    Referenciar todas as células de uma linha – Para referenciar todas as células de uma linha, basta inserir o número da linha, adicionar dois pontos e inserir a próxima linha, caso seja a mesma, basta repetir o número.  

     

    Item I – Para referenciar todas as células presentes no intervalo de A10 a E20, o usuário deveria ter utilizado a expressão “A10:E20”. A expressão “E20:A20:” é utilizada para referenciar todas as células presentes na célula A20 até E20. Portanto, o item I está incorreto.  

    Item II – Para referenciar todas as células da coluna “H”, o usuário deveria ter substituído o asterisco por dois pontos, ficando a seguinte expressão “H:H”. Portanto, o item II está incorreto.  

     

    Gabarito – Alternativa D.