SóProvas


ID
5422513
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre casos raros de uma síndrome de após a vacinação contra covid-19. Segundo comunicado divulgado no dia 28/07, foram 34 notificações de casos suspeitos: 27 com a vacina da AstraZeneca, quatro com a CoronaVac e três com a da Janssen. O aviso pode ter deixado muitos brasileiros preocupados, mas a agência reforçou que isso não deve ser considerado motivo para as pessoas não se vacinarem.
Esta síndrome é um distúrbio neurológico autoimune raro (com um a dois casos por 100 mil pessoas por ano), no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Sua causa é desconhecida.
A síndrome é assim denominada em homenagem aos primeiros neurologistas a descrever a doença em conjunto com André Strohl em 1916.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-58025705

Assinale a alternativa CORRETA que conste o nome da síndrome descrita no enunciado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    Letra D - Síndrome de Guillain-Barré

  • Se você vai chutar, presta atenção ao enunciado: "em homenagem aos primeiros neurologistas a descrever a doença em conjunto com André Strohl em 1916."

    Guillain e Barré

    ;)

  • O gabarito é D, as demais mencionadas fazem referência a doenças genéticas relacionadas aos cromossomos sexuais.

  • GABARITO - D

    Acrescentando:

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou recentemente que a Covishield, a vacina da AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19, não seja mais aplicada em gestantes. A decisão foi toma...

    Leia mais em: https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-astrazeneca-da-suspensao-em-gravidas-ao-futuro-do-imunizante/

    Bons estudos!

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.  Sobre a síndrome descrita e seu nome buscamos a alternativa correta.


    A) Condição genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X.


    B) Distúrbio cromossômico em que uma mulher nasce com apenas um cromossomo X.


    C) Causada pelo surgimento de 3 cópias do cromossomo 18, sendo que normalmente só existem 2 cópias de cada cromossomo.


    D) Carrega o nome de seus descobridores e pode ser associada a diversas causas sendo associada a doenças como zika, dengue e Chikungunya. A Organização Mundial de Saúde desde 2015 possui regras próprias para a nomenclatura de novas doenças com o objetivo de evitar problemas diversos para países, populações e atividades como ocorreram diversas vezes no passado como no caso da gripe espanhola que não começou na Espanha ou na recente tentativa de grupos radicais norte-americanos de chamar a covid19 de vírus chinês. 


    GABARITO DO PROFESSOR: D

  • GAB-D

    Síndrome de Guillain-Barré

    O CONCURSEIRO É UMA MAQUINA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS!!!

  • Nunca confiei nessas vacinas. E não vou tomar.

    A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza, formigamento nas pernas e nos braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular, podendo ser fatal, já que pode interferir na capacidade de movimentação dos músculos respiratórios.

    A síndrome tem progressão rápida e a maioria dos pacientes recebe alta após 4 semanas, no entanto o tempo de recuperação total pode demorar meses ou anos. A maioria dos pacientes se recupera e volta a andar após 6 meses a 1 ano de tratamento, mas existem alguns que tem maior dificuldade e que precisam de cerca de 3 anos para se recuperar.

  • Os casos raro da Síndrome de Guillain-Barré foram identificados pela Anvisa. Na época, o órgão anunciou que recebeu 27 notificações de casos suspeitos da síndrome após a vacina da AstraZeneca, três casos com a vacina da Janssen e quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.  

    A SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os episódios pós-vacinação também são conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).  

    Resposta: D