SóProvas


ID
542413
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as alterações psiquiátricas da doença de Parkinson associadas a redução da atividade dopaminérgica encontra- se a

Alternativas
Comentários
  • tem que rever a resposta ai......pois :

    As anormalidades da dopamina estão relacionadas as patologias de desordens psíquicas tal qual à Esquizofrenia (desbalanceamento com excesso na via dopaminérgica mesolímbica e escassez na via mesocortical), e também estando associada ao Mal de Parkinson (escassez na via dopaminérgica nigro-estriatal).
  • A doença de Parkinson (DP) é uma doença progressiva e crônica do sistema nervoso, envolvendo os gânglios da base e resultando em perturbações no tônus muscular, posturas anormais e movimentos involuntários. Pode ser considerada a segunda doença neurodegenerativa senil mais comum, acometendo cerca de 1% a 2% da população acima dos 65 anos de idade. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha. Resposta D Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • A depressão é uma comorbidade comum na Doença de Parkinson, e está relacionada com declínio de vários neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina. 

    A esquizofrenia se dá pelo excesso de dopamina na maioria das vias, por isso usamos os antipsicóticos, que são bloqueadores de dopamina. Tanto que os remédios causam sintomas extrapiramidais, sintomas esses causados de forma iatrogenica, devido aos efeitos adversos da medicação pela redução de dopamina na via nigro-estriatal,  esses sintomas causados são parecidos com os da Doença de Parkinson.

    A pergunta se dirige ao declínio de dopamina, portanto, a resposta certa é Depressão.