SóProvas


ID
5426254
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta tipos de códigos maliciosos (malware) e a da direita, a caracterização de cada um. Sobre o tema, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Rootkit

( ) Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
2- Worm

( ) Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim.

3- Trojan

( ) Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

4- Backdoor

( ) Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
5- Vírus

( ) Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas pela execução direta de suas cópias ou por meio da exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    (3- TROJAN) Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    (4 - BACKDOOR) Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim.

    (1 - ROOTKIT) Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    (5 - VÍRUS) Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    (2 - WORM) Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas pela execução direta de suas cópias ou por meio da exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • Sempre uso um macete que o prof disse que rootKIT, Kit é "conjunto". Esse macete ja me ajudou em várias questões onde abordam conceitos e aparece o de Rootkit

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Custava o QC fazer assim ?

    1- Rootkit

    2- Worm

    3- Trojan

    4- Backdoor

    5- Vírus

    ( 3) Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    ( 4) Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim.

    (1 ) Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    (5 ) Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    (2 ) Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas pela execução direta de suas cópias ou por meio da exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos malware “Rootkit”, “Worm”, “Trojan” e “Backdoor”.

     

    Item 1 – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto, permitir ao invasor o controle da máquina para a execução de códigos maliciosos ou roubo de dados.   

    Item 2 – O malware “Worms” é um código malicioso que se auto envia e se auto replica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro.

    Item 3 – O malware “Trojan” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.

    Item 4 – O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.

    Item 5 - Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina. 

     

    Agora basta aplicar os valores na próxima coluna, ficando a seguinte sequência: 3, 4, 1, 5 e 2.

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • Bastava saber oq era rootkit

  • Questão mais bagunçada que marmita de pedreiro

  • Conseguir organizar a questão, foi mais difícil do que o conteúdo propriamente dito. A forma como foi organizado o texto e as alternativas, faz com que o candidato erre, mesmo que ele saiba a resposta.

  • Que salada

  • Alguns Malwares mais cobrados :

    PHARMING :redireciona o usuário para sites falsos.

    WORM: ( VERME) envia copia de si mesmo, automaticamente.

    SPYWARE: o malware espião que só fica só de olho, ele captura e envia a terceiros.

    TROJAN : cavalo de troia.

    RANSONWARE : código malicioso que deixa inacessível os dados de um computador.

    ROOTKIT : permite a presença e esconde um invasor em um computador comprometido.

    KEYLOGGER: captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário no teclado.

    ADWARE : projetado para apresentar propagandas(pode ser usado para fins legítimos).

    Abraços.

  •  ROOTKIT Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    VÍRUS Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.