SóProvas


ID
5427475
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um bloco cúbico de 10cm de lado está submetido a uma pressão hidrostática (σ) de 100MPa, sendo o módulo de elasticidade (E) e o módulo de elasticidade do volume (k), respectivamente, iguais a 120GPa e 80GPa.

Considerando o coeficiente de Poisson (v) igual a 0,25 e a dilatação volumétrica específica (e) igual 1,25 X 10-3, a variação volumétrica deste bloco, em módulo e em m³ , é igual a

Alternativas
Comentários
  • módulo de elasticidade volumétrico (K) consiste em uma variável que correlaciona uma tensão volumétrica com uma respectiva deformação volumétrica. Em outras palavras, o K representa a deformabilidade de um corpo numa situação em que este é carregado hidrostaticamente, isto é, em todas as direções.


    A Figura 1 ilustra a atuação de um carregamento hidrostático em um corpo.


    Figura 1: Exemplo de um carregamento hidrostático genérico.



    Fonte: Wikipédia.


    O módulo de elasticidade volumétrico é definido pela seguinte equação:




    Em que K é o módulo de elasticidade volumétrico, dP é a variação diferencial da pressão necessária, dV é a variação diferencial de volume provocada por dP; e V é o volume inicial do corpo.


    De acordo com o enunciado, K = 80 GPa. Além disso, sabendo que o bloco é cubico com lado de 10 cm, pode-se calcular seu volume:





    Além disso, sabendo que a pressão hidrostática aplicada foi 100 MPa, fazendo ΔP = 100 MPa, encontra-se a respectiva variação de volume (ΔV):





    Portanto, a variação volumétrica do bloco é igual a 1,25·10-6 e, assim, a alternativa B está correta.


    Gabarito do Professor: Letra B.