SóProvas


ID
5428222
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Cirurgião-Dentista deve estar atento às complicações que podem ocorrer na cirurgia oral, estando capacitado a realizar o tratamento correto e também a planejar estratégias de prevenção. A parestesia é uma lesão nervosa caracterizada pela perda de sensibilidade do nervo afetado, causando desconforto ao paciente, e podendo ser transitória ou permanente. Em relação aos níveis de classificação da parestesia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Neuropraxia : Há preservação da estrutura do nervo; Bloqueio fisiológico do nervo; 4 a 6 semanas desaparece.

    Axonotmese: Apresenta degeneração walleriana com ruptura axonal - Destruição anatômica do axônio; pouca destruição do nervo; 12 a 18 meses, dependendo do caso.

    Neurotmese: Situação mais grave; descontinuidade do nervo; Destruição do axonio e do tecido conectivo. ; Tratamento cirúrgico.

  • a) A neurotmese é a forma mais grave de parestesia, pois ocorre a perda completa da continuidade do nervo.

    b) Na neuropraxia a função nervosa retorna num período de dois a seis meses, pois a bainha epineural foi afetada. Geralmente, a função nervosa retorna em 3 a 4 semanas, pois a bainha epineural não foi afetada.

    c) Na axonotmese ocorre um bloqueio transitório da condução neuronal devido a um leve trauma, a bainha epineural foi afetada, mas a recuperação sensitiva retorna espontaneamente em poucos dias. Na axonotmese ocorre a ruptura fisica de um ou mais axônios e o reestabelecimento do déficit funcional depende do grau do dano.

    d) Na neuropraxia ocorre a interrupção do axônio sem a transecção do nervo. Não há perda da continuidade axonial, apenas interrupção passageira da condução nervosa.