SóProvas


ID
5428366
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

De acordo com as características anatômicas do esôfago, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Das suas quatro partes anatômicas, três pertencem ao sistema digestório supradiafragmático e uma ao sistema digestório infradiafragmático.
( ) Ao longo do seu trajeto, apresenta quatro constrições, uma na parte cervical - constrição cervical - e três na parte torácica: constrição broncoaórtica – formada pelas constrições existentes no arco da aorta e no brônquio principal direito - e constrição diafragmática – constrição existente ao atravessar o músculo diafragma.
( ) A parte abdominal do esôfago é a menor de todas, estendendo-se do hiato esofágico até o óstio cárdico do estômago. Ademais, apresenta a característica de ser retroperitoneal.
( ) Os limites posterior, lateral e anterior da abertura superior do tórax – que é a transição entre as partes cervical e torácica do esôfago – são, respectivamente: vértebra T1, o 1º par de costelas com suas cartilagens costais e a margem superior do manúbrio do esterno.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • *Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas. Alguns autores ainda reconhecem uma região denominada porção diafragmática, em que o esôfago atravessa o diafragma e atinge o abdome.