SóProvas


ID
5428387
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre as cavidades nasais, analise as afirmativas.

I- O teto das cavidades nasais é dividido em três partes (frontoetmoidal, nasal e esfenoidal), nomeadas de acordo com os ossos que formam cada parte.
II- O assoalho das cavidades nasais é mais largo que o teto e é formado pelos processos palatinos da maxila e pelas lâminas horizontais do palatino.
III- A parede medial das cavidades nasais é formada pelo septo nasal – constituído pela cartilagem do septo e pelos ossos vômer e lâmina horizontal do etmoide.
IV- As paredes laterais das cavidades nasais são irregulares em razão de três lâminas ósseas, as conchas nasais superior, média e inferior.
V- O suprimento arterial das paredes medial e lateral da cavidade nasal tem cinco procedências; destas, duas se originam da artéria maxilar: a artéria esfenopalatina e a palatina menor.
VI- A mucosa nasal está firmemente aderida ao periósteo e pericôndrio dos ossos e cartilagens que sustentam o nariz. Os dois terços inferiores da mucosa nasal correspondem à área respiratória e o terço superior, à área olfatória.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    B- II, IV e VI.

  • I - O teto das cavidades nasais é dividido em três partes, sendo eles o frontonasal, o etmoidal e o esfenoidal, nomeados de acordo com os ossos que formam cada parte.

    III - A parede medial da  é formada por elementos ósseos e cartilaginosos. Os principais componentes do septo nasal são a lâmina perpendicular do etmoide, o vômer e a cartilagem do septo.

    V - A irrigação arterial das paredes medial e lateral da cavidade nasal tem cinco procedências. As artérias etmoidal anterior, etmoidal superior e esfenopalatina dividem-se em ramos lateral e medial. A artéria palatina maior chega ao septo via canal incisivo através da região anterior do palato duro.

    Fonte: https://www.sanarmed.com/anatomia-e-fisiologia-otorrinolaringologia e https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/cavidade-nasal

    Força, Foco e Fé!