-
1. Comparabilidade - permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens.
4. Compreensibilidade - implica em classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso.
3. Tempestividade - significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões.
2. Capacidade de verificação - ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar
-
Questão autoexplicativa.
GABARITO LETRA “D”.
-
Gabarito aos não assinantes: Letra D.
Questão revisão.
- Comparabilidade: é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens.
(Q650922/CESPE/2016) As decisões dos usuários da informação contábil implicam, muitas vezes, a escolha entre alternativas, como vender ou manter um investimento, ou, ainda, investir em uma entidade ou em outra. Conforme a Estrutura Conceitual, essa necessidade dos usuários reforça, em especial, a importância da característica qualitativa de melhoria denominada comparabilidade. (Certo)
__
- Compreensibilidade: permite classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis. Obs: mesmo quando as informações forem complexas elas não devem ser excluídas:
(Q974403) As demonstrações contábeis devem apresentar informações que correspondam às necessidades do usuário e que sejam compatíveis com sua base do conhecimento. Essa característica das demonstrações contábeis é denominada compreensibilidade. (Certo)
(Q222995/FCC/2012) As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis. (Errado)
__
- Tempestividade: significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. Quanto mais antiga, menos útil é a informação.
(Q911003/CONSUPLAN/2018) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. (Errado. É a comparabilidade)
___
Capacidade de verificação: Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. Diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
__
Bons estudos!
-
Resposta D
Palavras-chave:
1. Comparabilidade - dois itens (escolha entre alternativas)
2. Capacidade de verificação - representação fidedigna
3. Tempestividade - tempo
4. Compreensibilidade - claro, conciso, compatível com o conhecimento do usuário
-
Segundo a NBC TG Estrutura Conceitual:
Características Qualitativas de Melhoria
1.Comparabilidade
2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.
2. Capacidade de verificação
2.30 A capacidade de verificação ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar. Capacidade de verificação significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna. Informações quantificadas não precisam ser uma estimativa de valor único para que sejam verificáveis. Uma faixa de valores possíveis e as respectivas probabilidades também podem ser verificadas.
3.Tempestividade
2.33 Tempestividade significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é. Contudo, algumas informações podem continuar a ser tempestivas por muito tempo após o final do período de relatório porque, por exemplo, alguns usuários podem precisar identificar e avaliar tendências.
4.Compreensibilidade
2.34 Classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis.
Esquema:
( 1 ) permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens.
( 4 ) implica em classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso.
( 3 ) significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões.
( 2 ) ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar
Gabarito: D
-
Questão sobre as características qualitativas de melhoria da Estrutura Conceitual Básica.
Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.
A compreensibilidade envolve classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis.
Tempestividade significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é. Contudo, algumas informações podem continuar a ser tempestivas por muito tempo após o final do período de relatório porque, por exemplo, alguns usuários podem precisar identificar e avaliar tendências.
Por fim, a capacidade de verificação ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar. Capacidade de verificação significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna. Informações quantificadas não precisam ser uma estimativa de valor único para que sejam verificáveis. Uma faixa de valores possíveis e as respectivas probabilidades também podem ser verificadas.
Com isso, correta a alternativa D.