SóProvas


ID
5428945
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As infecções pelo novo coronavírus trouxeram um problema de saúde importante para alguns indivíduos contaminados: a possibilidade de ocorrência de eventos pró-trombóticos, como a trombose venosa. Os testes de coagulação são aliados na identificação da ocorrência desses eventos. Qual condição laboratorial é compatível com a ocorrência de trombose?

Alternativas
Comentários
  • Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Essa questão pode ser resolvida por eliminação.

    TTPA (tempo de tromboplastina parcial ativada) avalia o tempo em que o sangue demora para coagular na presença de cefalina e um ativador, ou seja, quanto maior o TTPA, mais tempo o sangue demora para coagular.

    O TAP mede o tempo necessário para a formação de um coágulo de fibrina em uma amostra de plasma citratado após a adição de íons de cálcio e tromboplastina de tecido. Segue o mesmo raciocínio do TTPA.

    O valor das plaquetas também é diretamente proporcional a capacidade de coagulação. Como o D-Dímero é um dos produtos da degradação de fibrina (proteína envolvida na formação do coágulo), sua elevação pode estar relacionada com a formação de trombos.

    Gabarito D