SóProvas


ID
5429734
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao auditar uma sociedade empresária, o auditor independente constatou que o resultado estava superavaliado.
Assinale a opção que indica uma possível causa desse efeito no resultado.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "a" é o gabarito. Questão bem intuitiva e que cobra um pensamento contábil atrelado à auditoria. Todas as outras opções ou aumentam as despesas ou diminuem as receitas. A única q aumenta a receita é a "a". Fui o primeiro a resolver essa questão, é bem legal haha.

  • Gabarito Letra A

    Letra B: Aumentou a Despesa com Depreciação (Subavaliou o Resultado)

    Letra C: Diminuiu a Receita oriunda da Reversão (Subavaliou o Resultado)

    Letra D: O termo certo seria Ganho, pois não vem da atividade da empresa, mas o fato é que diminui o Resultado (subavaliação)

    Letra E: Não tem nada a ver com o resultado, pois dividendo nem é receita nem despesa, é divisão de lucros com acionistas.

    Espero ter ajudado!!!

  • A superavaliação do resultado é causada por excesso de receitas ou insuficiência de despesas.

    O não reconhecimento dos ganhos ou receitas descritos em C,D e E contribuiriam para SUBAVALIAÇÃO do resultado.

    A letra B contribuiria para o aumento da despesa de depreciação, gerando subavaliação do resultado.

    Na letra A, o não reconhecimento das despesas na perda do valor dos ativos gerou lucro maior. Logo, contribuiu para SUPERAVALIAÇÃO do resultado.

    Resposta: A

  • Em relação à auditoria das contas de resultado, dentre as diversas atividades a serem realizadas, é necessário  que se identifique possíveis erros nos lançamentos contábeis, para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Para isso o auditor externo testa as contas da contabilidade para buscar evidências se houve superavaliação ou subavaliação.

    Vejamos as alternativas:

    A) A sociedade empresária não reconheceu a perda de recuperabilidade de seus ativos intangíveis.

    Certa. O fato de a sociedade empresária não ter reconhecido a perda de recuperabilidade dos ativos intangíveis superavaliou as contas de resultado, visto que gerou uma distorção para maior na apuração do resultado.

    B) A sociedade empresária não reconheceu o valor residual de seus ativos imobilizados para cálculo da depreciação.

    Errada. O fato de a sociedade empresária não ter reconhecido o valor residual de seus ativos imobilizados subavaliou as contas de resultado, visto que gerou uma distorção para maior na apuração do resultado.

    C) A sociedade empresária não reconheceu a reversão da provisão para contingências de uma causa julgada favoravelmente na justiça.

    Errada. Assim como o valor residual dos ativos, o fato de a sociedade empresária não ter reconhecido a reversão da provisão gera uma subavaliação do resultado.

    D) A sociedade empresária não contabilizou o lucro obtido com a venda de um ativo imobilizado.

    Errada. O fato de não ter contabilizado o lucro obtido gera uma subavaliação do resultado. O não lançamento desse valor acarreta distorção (para menor) na apuração do resultado.

    E) A sociedade empresária não reconheceu os dividendos declarados no período.

    Errada. O fato de a sociedade empresária não ter reconhecido os dividendos não interfere nas contas de resultado.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A resposta comentada do prof. Rampini me gerou dúvidas. Veja, as alternativas “a” e “b” possuem a mesma justificativa, praticamente: Em relação à auditoria das contas de resultado, dentre as diversas atividades a serem realizadas, é necessário que se identifique possíveis erros nos lançamentos contábeis, para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Para isso o auditor externo testa as contas da contabilidade para buscar evidências se houve superavaliação ou subavaliação. Vejamos as alternativas: A) A sociedade empresária não reconheceu a perda de recuperabilidade de seus ativos intangíveis. Certa. O fato de a sociedade empresária não ter reconhecido a perda de recuperabilidade dos ativos intangíveis superavaliou as contas de resultado, visto que gerou uma distorção para maior na apuração do resultado. B) A sociedade empresária não reconheceu o valor residual de seus ativos imobilizados para cálculo da depreciação. Errada. O fato de a sociedade empresária não ter reconhecido o valor residual de seus ativos imobilizados subavaliou as contas de resultado, visto que gerou uma distorção para maior na apuração do resultado. Ambos dizem que houve distorção para maior. Gostaria de entender melhor se houve apenas um erro de colocação da palavra ou se , de fato, ocorre essa distorção. Obrigado