SóProvas


ID
543034
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se ao
caso abaixo.

Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino,
apresenta indicação de extração do dente 18, que se encontra
retido.


Visando evitar falhas na preparação e posicionamento da paciente para a realização da radiografia panorâmica, é importante dar algumas instruções, como

Alternativas
Comentários
  • Um aspecto positivo a ser destacado é a baixa dose de exposição para obtenção da radiografia panorâmica, o que se traduz na maior proteção ao paciente.A radiação emitida para se adquirir uma radiografia panorâmica é de aproximadamente 90 micro sieverts. A dose máxima permissível por ano é de cerca de 540 vezes o valor da dose de uma radiografia panorâmica (50.000 micro sieverts, segundo a Comissão Internacional de Proteção Radiológica). Lembrando que, a dose máxima permissível remete ao valor que o indivíduo pode receber de radiação, sem ser acometido pelos efeitos nocivos dos Raios X .

    2.2.11MAGENS REAIS a. Tecidos duros - dentes, mandíbula, maxila incluindo seio maxilar, palato duro, arco zigomático, processo estilóide, osso hióide, septo e concha nasal, borda da órbita e base do crânio b. Tecidos moles - Lóbulo da orelha, cartilagens nasais, palato mole, dorso da língua, lábios e bochechas, prega naso-labial c. Imagens aéreas- Abertura bucal e orofaringe d. Imagens fantasmas ou artefatuais- Coluna vertebral, corpo, ângulo e ramo do lado contra lateral da mandíbula, palato.

    Erros de posicionamento:

    paciente muito proximo ao filme

    paciente muito distante do filme

    posicionado assimetricamente com cabeça voltada para esquerda ou direita

    mento para cima ou para baixo

    movimentos durante a radiografia

    uso de brincos e colares

    nao posicionamento da língua contra o palato

  • E quais desses erros de posicionamento ocasionais numa faixa radiolucida no ápice dos dentes superiores ?