SóProvas


ID
543037
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se ao
caso abaixo.

Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino,
apresenta indicação de extração do dente 18, que se encontra
retido.


Indica-se como medicação pré-operatória com objetivo de prevenir a dor e o edema:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar esta questão?
  • Posso dizer que discordo completamente...  segundo o que aprendi na minha espec. de cirurgia, e segundo minha vivência clínica eu insistiria na dexa.
  • Segundo Andrade (2006), como medicação pré-operatória, administra-se 4 mg de dexametasona ou betametasona, em dose única, 60 minutos antes do procedimento, para prevenção da hiperalgesia (analgesia preemptiva) e controle do edema pós-operatório.
  • Concordo com o Diego e iria na beta e nao na dexa pois a dexa está 30 minutos antes
  • Alguém explica? Pra mim é dexa 4mg, sempre foi.
  • A resposta e C que consta como correta, está errada. No pré operatório segundo a literatura cientifica, para prevenir edema e fazer analgesia pré emptiva é a dexametasona 4mg 30 minutos antes do procedimento, pois ela age no topo da cadeia inflamatória na fosfolipase A2 que não é trauma dependente como AINES. RESPOSTA CERTA D. Prof Paulo Alexandre

  • O preconizado, por regra, é A dexametasona e a Betametasona.
    A posologia para cada uma: BETAMETASONA 2mg (1comprimido) - 1h antes do procedimento.
                                                 DEXAMETASONA (Decadron*) 4mg (1comprimido) - 1h antes da cirurgia.


    b) O Diazepan, por ser um BZP, não entra com o objetivo de diminuir dor e edema, mas sim como sedação consciente.

    e) O Ibuprofeno, via de regra, nós usamos 400mg de 12/12h por 3 dias, para dose terapeutica de manutenção. Um comprimido de 60mg está totalmente fora se o objetivo for analgesia preemptiva.

    Acho que a pegadinha da questão está na quantidade de comprimidos da Betametasona e da hora prévia de administração e da Dexametasona por ser 30 min antes.

    *Sobraria o Diclofenaco (deveria especificar se sódico ou potássico) que tem a dose de manutenção como sendo 50mg de 8/8h.
  • E outra...o diclofenaco não vem sendo substituído pela Nimesulida? essa FCC....vim de uma escola que usa a dexa 4mg, 1h antes..

  • FCC viajou nessa questão.

    O Diclofenaco inibe a COX I e predispõe a hemorragia.
  • Sempre como protocolo, dexa 4mg

  • Acho q a FCC também andou na corda bamba, pelo q encontrei na literatura é assim: PRIMEIRA OPÇÃO OS AINES....Nestes casos, este grupo- AINES pode ser usado no período pré-operatório, devendo desta maneira ser utilizado cerca de 60 a 30 minutos antes da intervenção, e mantido por 48 horas no pós-operatório. 

    MAS TAMBÉM OS AIES não estão de fora para esta escolha que é um dente incluso!!!! 

    Os corticosteróides apresentam eficácia e segurança comprovada na Literatura em Odontologia para prevenção de dor e edema pós-operatório, e são geralmente utilizados em DOSE ÚNICA ou tempo extremamente curto (48 horas), devido a sua potência e meia-vida plasmática. Os efeitos colaterais conhecidos dos corticosteróides não são válidos para esta aplicação terapêutica.

     5.3 Indicações Uso pré-operatório: DOSE ÚNICA: Betametasona ou Dexametasona 4 a 8 mg, via oral, 1 hora antes do procedimento


    ou seja, a questão ficou bem justa!! Diclofenaco 30 mim e Dexa 4mg com 30 mim (quando diz que o protocolo é 1 h)....eu optei pelo diclofenaco!!

  • Os AIES são utilizados na prevenção do processo inflamatório, por isso utilizar-se-ia como protocolo de medicação no pré-operatório a dexametasona 4mg ou betametasona 2mg 60 min antes do procedimento. Os AINES são utilizados para diminuir o processo inflamatório já instalado, por isso não concordo com a resposta da questão que aponta o diclofenaco como medicação pré-operatória.

  • Parece piada kkkkk