-
??????????????
-
Notar que esta questão se resolve por exclusão. A história médica ou anamnese compreende: dados pessoais, queixa principal, história da queixa principal, histórico médico e revisão dos sistemas (Peterson, 2015).Todas alternativas remetem a possíveis complicações, mas a relação causa-efeito se encontra incorreta ou incompatível como relato do caso.
A - errada - Alterações visuais não têm relação direta com as fraturas de côndilo, além disso as fraturas de côndilo não são comuns em crianças pela elasticidade do tecido ósseo. Outro ponto importante é que o trauma foi na maxila e não na mandíbula.
B- correta - Traumatismos de face podem levar a danos cerebrais (concussões, derrames, etc), causando alterações neurológicas que podem se manifestar com a perda de consciência, náuseas, vômitos e tonturas.
C- errada - O trauma foi na região anterior e não poderia atingir pré-molares. Além disso, pela idade do paciente, estes dentes nem irromperam na cavidade bucal e nem completaram a formação radicular.
D- errada - Não é possível afirmar que foi a contaminação local que causou a fibrose tecidual e nem que esta realmente exista.
E - errada - Não é possível relacionar a luxação de mandíbula com um trauma na maxila.
-
Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença.
-
Preocupar-se com dano cerebral após 2 meses da queda? Vômito, inconsciência, tontura e náusea são preocupantes nas primeiras 72h após o trauma... Pelo amor de Deus, essas questões da FCC são muito mal formuladas.