SóProvas


ID
5431
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um gerente de projeto decidiu utilizar o Processo Unificado (RUP - rational unified process) como seu processo de desenvolvimento de software. Com base no RUP, quais os objetivos que o gerente deve direcionar para a fase de Elaboração?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão. Se alguém entendeu me mande uma mensagem.
  • a) ERRADA. Pois produzir documento visão acontece na fase de Iniciaçãob) ERRADA. Pois produzir documento visão acontece na fase de Iniciação.c) CORRETA.d) ERRADA. Design de BD e Releases são na fase de Transiçãoe) ERRADA. Detalhar atores é papel do Analista de Negócio.A meta da fase de elaboração é criar a baseline para a arquitetura do sistema a fim de fornecer uma base estável para o esforço da fase de construção. A arquitetura se desenvolve a partir de um exame dos requisitos mais significativos (aqueles que têm grande impacto na arquitetura do sistema) e de uma avaliação de risco. A estabilidade da arquitetura é avaliada através de um ou mais protótipos de arquitetura.- Atividades básicas . Definir, validar e criar a baseline da arquitetura com rapidez e eficiência. . Refinar a Visão, com base nas informações novas obtidas durante a fase, estabelecendo uma compreensão sólida dos casos de uso mais críticos que conduzem as decisões de arquitetura e planejamento. . Criar planos de iteração detalhados e baselines para a fase de construção. . Refinar o caso de desenvolvimento e posicionar o ambiente de desenvolvimento, incluindo o processo, as ferramentas e o suporte de automatização necessários para dar assistência à equipe de construção. . Refinar a arquitetura e selecionar componentes. Os componentes potenciais são avaliados e as decisões de fazer/comprar/reutilizar são bem compreendidas para determinar o custo da fase de construção e programar com confiança. Os componentes de arquitetura selecionados são integrados e avaliados em comparação com os cenários básicos.obs: . Baseline: um release revisado e aprovado de artefatos que constitui uma base ajustada para desenvolvimento ou evolução posterior e que só pode ser alterado através de um procedimento formal . Artefato: pode ser um modelo, uma descrição ou um software. Sinônimo: produto.
  • Ricardo,
    Produzir Documento Visão completo e estável está ambiguo. A fase de iniciacao elabora um documento de visao INICIAL. Na fase de elaboracao REFINA o documento de visao. Ou seja, produz um documento de visao estavel/completo (podemos dizer....). Questao dificil!!!!
  • Fazer o design dos casos de uso críticos; obter um entendimento mais detalhado dos requerimentos; implementar e testar cenários críticos. 

    A fase de Elaboração tem alguma características e a principal é criar uma linha de base da arquitetura que será usada na fase de Construção. Mas temos outras características, tais como:

    1 - Criar um protótipo evolutivo dos componentes de qualidade do projeto.
    2 - Criar protótipos que exercitem as características de maior risco. São protótipos descartáveis. (implementar e testar cenários críticos)
    3 - O documento de visão é refinado. Com isso, há um maior entendimento dos requisitos.      
    4 - Elaborar arquiteturas derivadas dos cenários críticos.

    Casos de uso críticos para a arquitetura é o meu entendimento.
  • Realmente Marcelo, dificil mesmo...pois contrariou alguns conceitos, acho que caberia um belo recurso essa questão!!
  • Pessoal, não cabe nenhum recurso nesta questão. Basta vocês verem os "objetivos principais" da fase ELABORAÇÃO que vocês matam a resposta

    vejam o RUP 7:
    ========================================================
    Os objetivos principais da fase Elaboração incluem:
    • Assegurar que a arquitetura, os requisitos e os planos sejam estáveis o suficiente e que os riscos sejam suficientemente diminuídos a fim de determinar com segurança o custo e a programação para a conclusão do desenvolvimento. Para a maioria dos projetos, ultrapassar essa marca também corresponde à transição de uma operação rápida e de baixo risco para uma operação de alto custo e alto risco com uma inércia organizacional freqüente.
    • Tratar todos os riscos significativos do ponto de vista da arquitetura do projeto.
    • Estabelecer uma arquitetura de baseline derivada do tratamento dos cenários significativos do ponto de vista da arquitetura, que normalmente expõem os maiores riscos técnicos do projeto.
    • Produzir um protótipo evolutivo dos componentes de qualidade de produção, assim como um ou mais protótipos de pesquisa, descartáveis, para diminuir riscos específicos como:
      • trocas de design/requisitos
      • reutilização de componentes
      • possibilidade de produção do produto ou demonstrações para investidores, clientes e usuários finais
    • Demonstrar que a arquitetura de baseline suportará os requisitos do sistema a um custo justo e em tempo justo.
    • Estabelecer um ambiente de suporte.
    Para atingir esses objetivos básicos, é também importante configurar o ambiente de suporte para o projeto. Isso inclui adaptar o processo para o projeto, preparar gabaritos, diretrizes e configurar ferramentas. "
    ========================================================

    tividades Essenciais

    As atividades essenciais da fase Elaboração incluem:

    • Definir, validar e criar a baseline da arquitetura, com rapidez e praticidade.
    • Refinar a Visão, com base nas informações novas obtidas durante a fase, estabelecendo uma compreensão sólida dos casos de uso mais críticos que conduzem as decisões de arquitetura e planejamento.
    • Criar planos de iteração detalhados de baselines para a fase de construção.
    • Refinar o processo de desenvolvimento e posicionar o ambiente de desenvolvimento, incluindo o processo, as ferramentas e o suporte de automação necessário para dar assistência à equipe de construção.
    • Refinar a arquitetura e selecionar componentes. Os componentes potenciais são avaliados e as decisões de fazer/comprar/reutilizar são bem compreendidas para determinar o custo da fase de construção e programar com confiança. Os componentes de arquitetura selecionados são integrados e avaliados em comparação com os cenários básicos. As lições aprendidas dessas atividades podem resultar em um novo design da arquitetura, levando em consideração designs alternativos ou reconsiderando os requisitos.
  • Tambem nao acertei, mas pesquisando olhaí o que obtive:
    a)
    Produzir Documento Visão completo e estável; *
    detalhar os atores e casos de uso chave; - INICIAÇÃO
    determinar pelo menos uma solução possível para o problema. - INICIAÇÃO
     
    b)
    Produzir Documento Visão completo e estável; *
    fazer o design dos casos de uso críticos; ELABORAÇÃO
    obter um entendimento mais detalhado dos requerimentos. ELABORAÇÃO
     
    c)
    Fazer o design dos casos de uso críticos; ELABORAÇÃO
    obter um entendimento mais detalhado dos requerimentos; - ELABORAÇÃO
    implementar e testar cenários críticos. ELABORAÇÃO
     
    d)
    Fazer o design do Banco de Dados; - CONSTRUÇÃO
    implementar e testar cenários críticos; ELABORAÇÃO
    liberar uma versão beta do produto. - TRANSIÇÃO
     
    e)
    Detalhar os atores e casos de uso chave; - INICIAÇÃO
    fazer o design, implementação, validação e estabelecer uma
    linha de base para a arquitetura;
    - ELABORAÇÃO
    determinar pelo menos uma solução possível para o problema. - INICIAÇÃO

    Aí é o pedaço que achei complicado...
    Se o gabarito é letra C e os outros dois itens da letra B estão também na C, o errado tem que ser o "Produzir Documento Visão completo e estável".

    1)
    Aí é que tá, estabilizar o Documento de Visão é realmente um dos objetivos típicos da fase de Elaboração.
    Apesar disso, o Visão é alterado durante todo o projeto. O erro então só pode estar no termo "completo", que passaria a noção de "nada mais a fazer aqui", o que não é a verdade.
    2)
    Mais uma vez, na fase de Elaboração o Visão não é "produzido", e sim refinado.


    É minha opinião... Mas é realmente complicada a questão, apesar desses 2 pontos, tem bancas que entortam tanto conceitos que a presença desses "completo" e "produzir" aí não seria nem de longe justificativa suficiente pra invalidar o item -- se eles assim o quisessem, é claro. Mas... como eles quiseram invalidá-lo (podem dizer também que o item C é "mais certo" O_O)... paciência.
  • Os objetivos principais da fase de iniciação incluem:

    • Estabelecer o escopo do software do projeto e as condições limite, incluindo uma visão operacional, critérios de aceitação e o que deve ou não estar no produto.
    • Discriminar os casos de uso críticos do sistema, os principais cenários de operação e o que direcionará as principais trocas de design.
    • Exibir, e talvez demonstrar, pelo menos uma opção de arquitetura para alguns cenários básicos.
    • Estimar o custo geral e a programação para o projeto inteiro (e estimativas detalhadas para a fase de elaboração imediatamente a seguir).
    • Estimar riscos em potencial (as origens de imprevistos) (consulte Conceitos: Risco ).
    • Preparar o ambiente de suporte para o projeto.
    •  
  • Acho que a grande confusão em torno desta questão está na hora de diferenciar artefatos de objetivos.

    Pode-se ver que o documento de visão não consta como um dos objetivos.

    É, portanto, uma questão literal.

  • c)
    entre os artefatos de fase elaboração estao: use case model, requerimentos suplementares, plano de desenvolvimento, descrição de arquitetura de software