SóProvas


ID
5432338
Banca
ECONRIO
Órgão
UNIFESO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fenda sináptica é a região onde ocorre a comunicação entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula alvo. Em ambos os casos, as células não se tocam fisicamente, se comunicando por meio de um mensageiro químico chamado neurotransmissor.
A liberação de neurotransmissores é realizada pela seguinte organela celular:

Alternativas
Comentários
  • O complexo de Golgi é responsável pelo “empacotamento” de tudo que é produzido pela célula, desde mensageiros, proteínas etc.

  • Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular e a capacidade de formar cílios e flagelos. Além disso, essas organelas:

    - Auxiliam a estruturação celular e os processos de e  que garantem divisão celular, regeneração dos tecidos e reprodução;

    - Organizam o fuso mitótico;

    - Podem se duplicar ao logo do ciclo que incorpora a ;

    - Se deslocam em direção aos polos da células para formar os cílios e flagelos. 

    O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.

    O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes.

    O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no da célula.

    O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.

    Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.

  • centríolo - função: separação do material genético na divisão celular e a capacidade de formar cílios e flagelos.

    lisossomo -  função: degradar partículas. Vesículas que contém enzimas hidrolíticas.

    complexo golgiense - função: liberação de neurotransmissor. É uma organela de células eucarióticas.

    retículo endoplasmático rugoso - funçãp: transporte de substâncias na célula e síntese de proteína.