SóProvas


ID
543331
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os novos valores de referência para ingestão de nutrientes (DRIs) incluem o conceito de Recomendação Média Estimada - EAR, que

Alternativas
Comentários
  • A EAR é utilizada para atender a uma população e não a indivíduos: é a quantidade de ingestão de um nutriente suficiente somente para metade da população.
  • Artigo bem resumido disponível no site Nutritotal: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=222
    Qual a diferença entre RDA e DRI? A RDA (Recommended Dietary Allowance) é a recomendação do consumo alimentar de cada nutriente, necessária para suprir as necessidades de quase todo a população saudável (97 a 98 %), compreendida num determinado grupo, gênero, idade e estágio de vida. Foi publicada pela primeira vez em 1941 e teve sua última revisão em 1989. No entanto, o Food and Nutrition Board (FNB) reavaliou mais recentemente essas recomendações nutricionais, surgindo as novas DRI (Dietary Reference Intakes). 
    DRI são as recomendações que englobam quatro tipos de recomendações de nutriente para indivíduos saudáveis: ingestão adequada (AI), necessidade média estimada (EAR), nível de ingestão dietética recomendada (RDA) e os níveis superiores de ingestão toleráveis (UL). O objetivo dessas divisões é de atender casos específicos. AI é a recomendação de um nutriente por estimativa, baseado em levantamento de dados científicos sobre indivíduos saudáveis, quando a RDA não pode ser usada. EAR é utilizada para atender a uma população e não a indivíduos: é a quantidade de ingestão de um nutriente suficiente somente para metade da população. RDA tem a função de determinar a quantidade necessária de um nutriente adequada para ingestão individual. A UL é o nível máximo de ingestão alimentar que não causará efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas. 
    Nem todas as recomendações de nutrientes, porém, foram modificadas da RDA para DRI, pois nem todos os relatórios dos subcomitês de avaliadores estão finalizados no momento. Por isso, os profissionais de saúde devem utilizar a RDA para os nutrientes que ainda não foram reavaliados e a DRI para os nutrientes com novas recomendações.    Bibliografia (s)
    Earl R, Borra ST. Diretrizes para Planejamento Dietético. In: Mahan LK, Escott-Stump S, editores. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca; 2002. p. 320-40.
    Amaya-farfan J, Domene SMA, Padovani RM. DRI: Síntese Comentada das novas propostas as sobre recomendações para antioxidantes. Rev Nutr. 2001:14(1):71-8.  
  • RDA = EAR + 2DP

  • a) deve ser utilizada como meta de ingestão alimentar de indivíduos. - RDA

     b) é utilizada para estabelecer uma RDA. ---  EAR

     c) é utilizada para avaliar e planejar a ingestão alimentar apenas de indivíduos. - RDA

     d) é obtida pelo cálculo da RDA + 2 DP. ---- RDA 

     e)é estimada para atender 98% dos indivíduos saudáveis - RDA.

     

  • é utilizada para estabelecer uma RDA.