SóProvas


ID
543358
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalista Manuel Chaparro, em seu blog “O Xis da Questão”, alerta que o jornalismo do século XXI tem a marca da Revolução das Fontes. Os recentes acontecimentos que culminaram com mudanças políticas no Egito e outros países árabes tiveram ampla cobertura da mídia internacional em todos os veículos de comunicação e redes sociais. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Esse fenômeno é típico do que ocorre hoje em dia também pelo maior acesso da população às novas tecnologias. Qualquer pessoa que possua uma câmera digital ou celular com capacidade de gravação de imagens é um "repórter" em potencial, sendo certo que muitas imagens (videos) transmitidos pelos jornais televisivos e de web veiculam arquivos gravados por populares, muitas vezes flagrantes que só quem vivenciou determinado acontecimento na hora poderia ter.
  • Existe um livro muito bom que trata deste tipo de jornalismo, que também é chamado Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Cidadão ou ainda, Gassroots Journalism. O livro chama-se "Blogs.com - Estudos sobre blogs e comunicação", organizado por Adriana Amaral e outros autores.

    Algumas informações importantes no livro:
    • Nos EUA, 86% dos 100 maiores jornais utilizam-se de blogs em suas versões na web;
    • Os blogs e outras redes sociais acabam por gerar uma série de consequências para o jornalismo tradicional, uma delas é a maior vigilância por parte destas, já que. conforme o livro "os blogs apontam os erros com mais liberdade do que em outras mídias, transformando-se em poderosos antídotos contra o jornalismo descuidado";
    • Outra consequência é a ampliação do debate pela via de comentários de usuários;
    • Para os autores do livro, este tipo de jornalismo acaba por recuperar a informação residual, ou seja, dá visibilidade a notícias, eventos, fatos sem relevância na mídia tradicional (Jornalismo Lateral). Acarreta maior diversidade de assuntos, pois acaba trazendo uma diferença nos critérios de noticiabilidade usados até então (Jornalismo Horizontal);
    • Outro ponto forte é que traz a multiplicidade de vozes e olhares.

    É isso. Quem quiser ler mais sobre o livro, ele está disponível para download em: www.sobreblogs.com.br
  • Carlos Chaparro é autor do termo "revolução das fontes". Ele é um dos principais autores do jornalismo. Ele divide a história das narrativas jornalísticas em quatro fases (revoluções):

    1ª - notícia, que ganhou força com o telégrafo;

    2ª - Tiragem, possibilitada pela rotativa (fase do Penny Press)

    3ª - ¨Tecnológica

    4ª - Fontes - os news promoters (pessoas que promovem a notícia) influenciam na agenda de conteúdos noticiosos. Isso é fortalecido pela atuação das assessorias de comunicação e também pela tecnologia e pluralidade de vozes possibilitada pelo atual cenário tecnológico.

    Referência: ;