Após três anos e meio e muitas idas e vindas, o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, será finalmente oficializado às 23h (20h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 31 de janeiro. É a primeira vez que um país deixa a UE desde sua criação.
Após o divórcio, meses de negociação vão se seguir entre Reino Unido e UE. Embora o Reino Unido tenha acertado os termos de sua saída da UE, os dois lados ainda precisam decidir como será seu relacionamento futuro. Isso será resolvido durante o período de transição (que alguns preferem chamar de período de implementação), que começa imediatamente após o dia do Brexit e deve terminar em 31 de dezembro de 2020. Durante este período, o Reino Unido continuará a seguir todas as regras da UE e sua relação comercial permanecerá a mesma.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46335938.
A questão pede para nós marcamos a opção incorreta, então vamos analisar item por item e assinalar aquele que estiver incorreto.
a) CORRETO. A saída do Reino Unido da União Europeia equivale a saída de 66 milhões de habitantes do bloco econômico. A população da União Europeia diminuiu, então, para 446 milhões, ou seja, em 5,5%.
b) CORRETO. Esta é a primeira vez, desde a criação do bloco econômico, que um país decidiu se retirar. Ao todo, o Reino Unido permaneceu no grupo por 47 anos.
c) INCORRETO. Enquanto passasse pelo período de transição, foi acordado que o país continuaria sujeito à legislação do bloco econômico e do Tribunal de Justiça da União Europeia. No entanto, foque na palavra transição. Após o período, o Reino Unido não se vinculará ao Tribunal de Justiça da União Europeia.
d) CORRETO. A ação é simbólica e indica que o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia, portanto, tornando-se um país “terceiro”. Um exemplo é que um dos pontos do Brexit seria o controle das fronteiras para viajantes do Reino Unido, o que não ocorria antes.
Resposta: C