SóProvas


ID
543457
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à fotografia de imprensa, ou fotojornalismo, o excerto: A fotografia é um objeto antropologicamente novo e seu idioma comum pertence ao mesmo meio sociocultural explica corretamente que

Alternativas
Comentários
  • A fotografia é um objeto antropologicamente novo e seu idioma comum pertence ao mesmo meio sociocultural

    explica corretamente que 

    a linguagem fotográfica não é necessariamente universal.
  • Não entendi nada

  • Em resposta à colega Amanda, senta que lá vem textão:

    "Sou daqueles que acreditam que diferentes países produzem, também, diferentes culturas fotográficas. Isso fica bem claro na cobertura diversa que revistas da França e dos Estados Unidos fizeram sobre a primeira visita do papa João Paulo II à Polônia. Paris-Match fez algo muito incomum. O papa estava voltando a seu país natal pela primeira vez desde sua indicação e foi mostrado pela revista como se fosse, agora, um estrangeiro, dentro de um helicóptero, de longe, representando outra cultura, outra potência e trazendo consigo uma celebridade internacional que não possuía antes, era uma foto grande, bem aberta na página, em que o papa praticamente não era visto. Não era necessário mostrar o rosto do papa, nem sua figura para saber de quem se tratava. Paris-Match achava que o leitor sabia que ele estava dentro do helicóptero, com a multidão aguardando embaixo. Achei aquela foto muito eficaz. Você sente esse papa que vem de longe e o impacto de sua chegada.

    Já Time publicou uma foto parecida, mas pequena e depois de oito páginas de outras fotos do papa na Polônia, obviamente mostrando, seu rosto. Aí me perguntei durante muito tempo: qual é a diferença entre o fotojornalismo na França e nos Estados Unidos? Verifiquei que, naturalmente, a fotografia não é uma linguagem universal, é diferente em cada cultura. Na França, por exemplo, existe ainda o conceito de reportagem. Não temos mais isso nos Estados Unidos."

    Fonte: http://www.uel.br/pos/fotografia/wp-content/uploads/downs-uteis-o-futuro-do-fotojornalismo.pdf 

  • Obrigada, Vinícius! O seu texto explicou muito bem e de forma clara essa diferença. Fez todo sentido!