SóProvas


ID
5434765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A estrutura conceitual para relatório financeiro tanto descreve o objetivo quanto os conceitos para a elaboração do relatório financeiro para fins gerais. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.


No que se refere à divulgação, os relatórios financeiros de empresas que têm participação em outra empresa (controladora) apresentam elementos e estrutura específicos. Por esse motivo, mesmo que a empresa que divulga a informação tenha participação em outras empresas — sem que estas sejam caracterizadas como controladas —, a denominação das demonstrações que englobam informação de todas as empresas será denominada “demonstrações contábeis consolidadas”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O processo de consolidação necessariamente envolve uma relação de controle.

    CPC 00

    Demonstrações contábeis consolidadas:

    • Fornecem informações sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas tanto da controladora como de suas controladas como uma única entidade que reporta.
    • Essas informações são úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, da controladora em sua avaliação das perspectivas para futuros fluxos de entrada de caixa líquidos para a controladora.
    • Isso porque os fluxos de entrada de caixa líquidos para a controladora incluem distribuições para a controladora de suas controladas, e essas distribuições dependem de fluxos de entrada de caixa líquidos para as controladas
  • Demonstrações contábeis consolidadas demonstrações contábeis da controladora + suas controladas apresentadas como se fossem uma única entidade.

    Demonstrações contábeis não consolidadas demonstrações contábeis apenas da controladora.

    Demonstrações contábeis combinadas demonstrações contábeis de 2 ou mais entidades que não são todas vinculadas pelo relacionamento controladora-controlada.

    Conforme a justificativa do CESPE, quando inexiste a relação de controle a denominação correta é “demonstrações contábeis combinadas”.

    Gabarito: ERRADO

  • errado,

    amigos!! A interpretação do enunciado foi com fulcro no CPC 00, item 3, "Entidade que Reporta".

    O enunciado é confuso, temos que separar em partes. Mas de antemão afirmo que o CPC 00 menciona que há três tipos de demonstrações: "consolidadas", "não consolidadas" e "combinadas". A assertiva colocou que deve ser divulgada uma "demonstração contábil consolidada" e vou te explicar o erro, com base no item 3 desse CPC.

    No que se refere à divulgação, os relatórios financeiros de empresas que têm participação em outra empresa (controladora) apresentam elementos e estrutura específicos". Um adendo deve ser feito, se a participação for na qualidade de "controladora" como induz a questão, deve-se respeitar que:"Se a entidade que reporta é apenas a controladora, as demonstrações contábeis da entidade que reporta são denominadas “demonstrações contábeis não consolidadas” (ver itens 3.17 e 3.18). (Estrutura Conceitual, item 3.11).

    Por esse motivo, mesmo que a empresa que divulga a informação tenha participação em outras empresas — sem que estas sejam caracterizadas como controladas —, a denominação das demonstrações que englobam informação de todas as empresas será denominada “demonstrações contábeis consolidadas”.

    O enunciado misturou vários conceitos dos itens 3.10 ao 3.12 da estrutura conceitual. Como mencionei se a divulgação for apenas na qualidade de controladora, a demonstração é "não consolidada". Ainda, "3.11 Às vezes, a entidade (controladora) tem o controle sobre outra entidade (controlada). Se a entidade que reporta compreende tanto a controladora como suas controladas, as demonstrações contábeis da entidade que reporta são denominadas “demonstrações contábeis consolidadas”.

    Se não ficou claro o erro, explico: para ser "demonstrações contábeis consolidadas" DEVE haver relacionamento entre Controlada e suas Controladas. A questão diz "sem que estas sejam caracterizadas como controladas" será divulgada como "consolidadas".

  • 15 min pra entender a pergunta!

  • Há controle da entidade? Não. Portanto, não consolida.

    Apenas se consolida demonstrações contábeis com entidades as quais a empresa controla. A questão generaliza ao afirmar que se deve consolidar ainda que: "sem que estas sejam caracterizadas como controladas ".

  • As demonstrações contábeis consolidadas fornecem informações sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas tanto da controladora como de suas controladas como uma única entidade que reporta. Essas informações são úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, da controladora em sua avaliação das perspectivas para futuros fluxos de entrada de caixa líquidos para a controladora. Isso porque os fluxos de entrada de caixa líquidos para a controladora incluem distribuições para a controladora de suas controladas, e essas distribuições dependem de fluxos de entrada de caixa líquidos para as controladas.

    Sendo assim, incorreta a assertiva, pois o processo de consolidação necessariamente envolve uma relação de controle.

  • A Estrutura Conceitual (EC) destaca que às vezes, a entidade (controladora) tem o controle sobre outra entidade (controlada). Assim, a EC nos retorna três situações:

    Situação 1: a entidade que reporta compreende tanto a controladora como suas controladas. As demonstrações contábeis da entidade que reporta são denominadas “demonstrações contábeis consolidadas”.

    Situação 2: a entidade que reporta é apenas a controladora. As demonstrações contábeis da entidade que reporta são denominadas “demonstrações contábeis não consolidadas”.

    Situação 3: a entidade que reporta compreende duas ou mais entidades que não são todas vinculadas pelo relacionamento controladora-controlada. As demonstrações contábeis da entidade que reporta são denominadas “demonstrações contábeis combinadas.