As duas células em questão são as células principais (células pépticas ou zimogênicas), chamadas células-chefe no enunciado e as Células parietais (células oxínticas).
As células principais secretam uma proenzima, o pepsinogênio, sendo rapidamente convertido em pepsina apos sua secreção no ambiente ácido do estômago.
As células parietais quando estimuladas, suas estruturas tubulares se fundem com a membrana celular e forma um canalículo que aumenta a superfície celular. Elas secretam H+ e Cl-.
O íon H+ origina-se da dissociação do H2CO3 (ácido carbônico) produzido pela ação da enzima anidrase carbônica, uma enzima abundante nas células parietais. Uma vez produzido, o H2CO3 se dissocia no citoplasma, formando H+ e HCO3
– .
A célula ativa também secreta KCl para o canalículo, que se dissocia em K+ e Cl–; e o K+ é trocado por H+ pela ação da bomba H+/K+ ATPase, enquanto o Cl– forma HCl. A existência de mitocôndrias abundantes nas células parietais indica que seus processos metabólicos, particularmente o bombeamento de H+/K+, consomem muita energia.
(Fonte: Histologia, Junqueira e Carneiro, 12ª edição)
--------------------------------------------------------------------------------------------
A As células-chefe liberam pepsinogênio e íons de cloro no lume. (errado- são as céls. parietais)
B As células parietais utilizam uma bomba de ATP para expelir íons hidrogênio no lume. (correta)
C As células parietais liberam pepsina no lume em uma forma inativa denominada pepsinogênio. (errado- são as céls-chefe)
D Íons cloro se difundem para o lume mediante canais específicos de membrana das células-chefe. (errado- são as céls parietais).
Com isso, a Alternativa B contempla a informação correta sobre essas células.