SóProvas


ID
5437825
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética e à moral, julgue o item.


Na filosofia clássica, não há distinção efetiva entre ética e moral; esses termos são utilizados como sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • Aí você (QUADRIX) quebra a gente...

    olhem essa questão de nº Q1688329 e tiram as suas conclusões.

  • Mas a questão falou na filosofia clássica

  • Realmente, etimologicamente moral e ética são termos que possuem sentidos semelhantes. Mas o verbo “ser” no presente do indicativo aponta para algo bem delimitado no presente e, atualmente, há nítida distinção entre esses dois termos! Questão que poderia ser questionada!

  • Vem de novo!!! Não copiei...kkkkkkkkkkkk

  • ~Conceitos que abarcam à ética e a moral simultaneamente

     

    >Ética e a moral exteriorizam as melhores normas de conduta dos seres humanos que convivem em sociedade.

    >Ética e moral dizem respeito a uma realidade humana construída histórica e socialmente por meio de relações coletivas dos seres humanos enquanto sociedade.

    >Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.

    >Os termos moral e ética têm sentidos distintos, embora sejam frequente e erroneamente empregados como sinônimos. Não se confundem.

    >É possível haver moral e não existir a reflexão sobre a conduta e o sistema de valores adotados.

    >Os conceitos de ética e moral estão relacionados a noções de certo e errado, bem e mal. Embora, às vezes, os conceitos sejam usados de forma intercambiável, representam preceitos filosóficos diferentes, porque a ética é regida por normas legais ou profissionais aplicadas aos indivíduos.

    >Um dos principais fundamentos tanto da ética quanto da moral é o convívio social. Convívio social são relações interpessoais entre indivíduos.

    >Para IMMANUEL KANT, ética e moral são os mais importantes valores de um homem livre.

    >Na filosofia clássica, não há distinção efetiva entre ética e moral; esses termos são utilizados como sinônimos.

     

    Mais uma para os meus Resumos!

  • Questão correta, pois Para a filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos. fonte: significados.com.br/etica-na-filosofia/
  • Eu fiquei confusa, tem uma questão que diz que moral é ética não são sinônimos. Está bem contraditório

  • Ética, do grego ethos, é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. É um conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Possui um caráter reflexivo, que envolve o bem comum da sociedade. É, portanto, universal, absoluta e imutável.

    Moral, do latim moris, é o conjunto de prescrições que orientam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade, sendo variável de uma sociedade para outra e também de um indivíduo para o outro. Possui um caráter normativo, sendo os costumes e as tradições seus principais elementos. Dessa forma, ela não é inata, pois é necessário que o indivíduo aprenda os costumes, e também não é passível de generalização, pois variam de uma sociedade para outra.

    Do acima exposto, convém destacar que, via de regra, ética e moral não são sinônimos.

    Entretanto, o enunciado refere-se exclusivamente à filosofia clássica, cujo pensamento filosófico é baseado nas ideias de Sócrates. A moral é a parte culminante da filosofia de Sócrates que ensina a bem pensar para bem viver. Não se trata de uma questão meramente teórica, mas uma questão prática, de como agir bem. O que importa para um homem de bem é viver honestamente, sem cometer injustiças, nem mesmo em retribuição a uma injustiça recebida.

    Desta forma, em que pese moral e ética possuírem conceitos distintos, ambas exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas pelos indivíduos e pela sociedade e sob este ponto de vista não há distinção efetiva entre elas, podendo ser utilizadas como sinônimas.


    Para fins de embasamento teórico recomendo a seguinte bibliografia:

    CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 2000.

    REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: Filosofia Pagã Antiga. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.

    VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • eeeeeta até botei no caderno

  • O enunciado colocou de forma correta, na filosofia clássica sim, são consideradas sinônimos.